Os amantes do clima mais ameno podem comemorar: a temperatura começa a cair em Mato Grosso do Sul a partir deste sábado (5). Segundo a previsão, uma frente fria avança pelo Estado, derrubando as máximas em até 5°C em diversas regiões. O fim de semana também será marcado por pancadas de chuva e alerta para temporais em algumas cidades.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso de declínio de temperatura está válido desde a 1h deste sábado até as 6h de domingo (6). Todos os 79 municípios sul-mato-grossenses podem enfrentar essa queda na temperatura, incluindo Campo Grande. A chegada da frente fria também vem acompanhada de alerta de chuvas intensas em pelo menos oito municípios sul-mato-grossenses, especialmente na região leste.
Previsão por cidades
- Campo Grande: possibilidade de pancadas de chuva isoladas durante todo o dia. Temperaturas entre 19°C e 27°C.
- Coxim (norte): variação entre 21°C e 30°C, com previsão de chuvas isoladas.
- Ponta Porã (sul): mínima de 14°C e máxima de 27°C, também com possibilidade de pancadas de chuva.
- Três Lagoas (leste): alerta de chuvas intensas. O dia amanhece nublado, com temperaturas variando entre 18°C e 32°C.
- Corumbá (oeste): temperatura entre 16°C e 31°C, com chance de chuva em pontos isolados.
Alerta para temporais
As cidades de Aparecida do Taboado, Bataguassu, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas estão sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Inmet.
Nessas localidades, podem ocorrer precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, com ventos variando entre 60 e 100 km/h.
O instituto também alerta para riscos associados ao mau tempo, como quedas de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Cuidados recomendados
Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta:
- Não se abrigar debaixo de árvores;
- Evitar estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda;
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
O fim de semana promete mudanças no tempo, exigindo atenção da população — especialmente nas cidades em alerta. O ideal é redobrar os cuidados e acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia.