19.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de abril, 2025
spot_img

Importância do cooperativismo para sociedade foi enfatizada na Tribuna da Câmara

O cooperativismo, como modelo socioeconômico com bons resultados, foi o tema abordado na Tribuna por Celso Ramos Regis presidente do Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul). Ele enfatizou as legislações que fortalecem o cooperativismo, além de destacar a geração de empregos, oportunidades, inclusão e justiça social.

Ele destacou a Lei Complementar 422/21, de autoria do vereador Epaminondas Neto, o Papy, que institui a Política Municipal de Cooperativismo, que prevê série de ações para apoio, incentivos e até estímulo ao ensino do cooperativismo nas escolas. Destacou ainda a lei, de autoria do vereador Professor Juari, que institui a Semana Municipal do Cooperativismo, a ser celebrada na terceira semana de abril.

Celso Regis abordou a participação em Campo Grande nas cooperativas, sendo a cidade com maior número de associados de cooperativas e maior número de agência de cooperativas de crédito em Campo Grande. “Enquanto bancos fecham, as cooperativas estão abrindo porque pensam nas pessoas, somos sociedade de pessoas e não de capital. Essa é a grande diferença”, afirmou.

Em Mato Grosso do Sul, são 500 mil associados cooperados, gerando 15 mil empregos, conforme repassou o presidente da OCB/MS. Ele ressaltou ainda que a ONU (Organizações das Nações Unidas) proclamou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com a frase “Cooperativas constroem um mundo melhor”, reforçando o papel desta conexão para construção de um mundo mais sustentável e inclusivo.

Ele ressaltou ainda o papel da comunicação para divulgar informações para que as pessoas possam estar unidas em várias atividades econômicas. “Para qualquer necessidade humana podemos celebrar a Semana da Cooperação, essa forma de organização econômica da sociedade tem a lógica de buscar a felicidade das pessoas, trazer negócios favoráveis, promovendo justiça e inclusão social, através da distribuição equânime da renda. Cada cooperativa tem que distribuir seus resultados aos associados”, ressaltou.

O vereador Professor Juari, autor do convite para que o presidente do Sistema OCB/MS falasse na Tribuna, destacou a importância para que “o tema seja tratado nas escolas, de maneira transversal, para que crianças e adolescentes possam entender o sentido amplo da palavra cooperativismo”. Ele enfatizou ainda a justiça social como bandeira do cooperativismo, por impactar diretamente a vida de todos.

Os vereadores destacaram o trabalho da equipe do Sicredi, com agência na Câmara Municipal. O presidente da Câmara, vereador Papy, ressaltou ainda o espírito do cooperativismo, em aproximar as pessoas do empreendedorismo e crescimento.

Fale com a Redação