O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), deve participar na quarta-feira (08) do evento de lançamento da pedra fundamental da nova planta da Arauco em Inocência.
Segundo consta, a cerimônia acontece às 10h30. O político deve chegar pela manhã na Base Aérea de Campo Grande e seguir, de helicóptero, até o canteiro da obra, na MS-377.
Chamado de Projeto Sucuriú a fábrica terá capacidade anual de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada.
Além disso, a fábrica terá capacidade de geração de energia superior a 400 megawatts (MW), dos quais aproximadamente 200 MW serão utilizados internamente.
O excedente, suficiente para abastecer uma cidade de mais de 800 mil habitantes, será injetado no sistema de comercialização de energia elétrica nacional.
A operação está prevista para ter início no final de 2027. A indústria tem investimento de 4,6 bilhões de dólares no Brasil.
Construção em andamento

As obras de terraplanagem tiveram início em junho de 2024 e, até o momento, cerca de 2,8 mil trabalhadores estão envolvidos na construção da unidade.
Na área florestal, são cerca de 2 mil trabalhadores. Durante o pico da obra, esse número deverá subir para aproximadamente 14.000 trabalhadores.
Após o início da operação, o empreendimento gerará cerca de 6.000 empregos diretos e indiretos, contemplando as áreas florestal, industrial e de logística.