Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande estiveram presentes, na manhã desta quarta-feira, na entrega das reformas dos terminais de ônibus do Nova Bahia e do General Osório. O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Casa de Leis, falou dos desafios para o setor do transporte, da mobilidade urbana e também do papel fiscalizador da Câmara.
“A presença da Câmara aqui é para acompanhar o desenvolvimento das ações do Executivo Municipal, dentro do arcabouço das nossas prerrogativas de fiscalização, sabendo que a Câmara tem sido ativa na fiscalização do transporte”, ressaltou o presidente, no Terminal Nova Bahia. Ele enfatizou ainda que “a Câmara Municipal de Campo Grande celebra os pequenos avanços que a cidade tem, mas entendendo que o desafio é muito grande e que precisamos nos esforçar para alcançar os objetivos que a população precisa”.
Estiveram presentes também os vereadores Neto Santos, Leinha, Ronilço Guerreiro, Maicon Nogueira e Wilson Lands. O presidente enfatizou ainda a importância de os gestores preocuparem-se com a mobilidade urbana, pensando no crescimento de Campo Grande, que já está próxima de 1 milhão de habitantes. “É preciso estar em dia com a mobilidade urbana, com ações próprias e contundentes. Investimento em terminal de transbordo não é perder dinheiro, não é gastar dinheiro, ao contrário, é um investimento direto na vida das pessoas”, disse o presidente Papy.
Ele citou a possibilidade de parceria público-privada para gerenciamento dos terminais, para manter a qualidade das estruturas. O vereador Papy ressaltou ainda a necessidade de aprimorar a qualidade do transporte coletivo, citando o trabalho que a Câmara está fazendo com a CPI do Transporte Público, já em andamento.
A entrega nesta manhã contou com a presença da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e do diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Paulo da Silva.
Reformas – Conforme divulgado pela prefeitura, as reformas fazem parte de pacote requalificação nos terminais de transporte coletivo da Capital, que estão sendo modernizados com foco em mobilidade, acessibilidade, segurança e conforto para os mais de 129 mil usuários.
Ao todo, cinco dos oito terminais existentes já foram revitalizados dentro do cronograma de melhorias iniciado em 2024, com recursos do Município. Ainda conforme divulgado pela prefeitura, os terminais passaram por uma série de melhorias, como pintura completa, reforma das redes elétrica e hidráulica, substituição de telhas e calhas, instalação de piso e mapas táteis, bicicletários, construção de novas guaritas, implantação de postos da Guarda Civil Metropolitana, fechamento com gradis e outras intervenções.