O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Saúde), encerra nesta sexta-feira, dia 11 de abril, sua participação na 1ª Semana Nacional da Saúde com resultados expressivos e ampla visibilidade nos meios de comunicação da capital. A mobilização, promovida entre os dias 7 e 11 de abril pelo Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), teve como objetivo o fortalecimento das políticas públicas de saúde na busca de soluções extrajudiciais para as demandas da população.
Durante toda a semana, o Cejusc/TJ e o Comitê Estadual da Saúde estiveram à frente de ações em diversas frentes, como nas cidades de Rochedo e Corguinho, por meio da Carreta da Justiça, além da divulgação da plataforma digital do TJMS, que permite ao cidadão solicitar medicamentos, fraldas, consultas, exames e outros serviços de saúde de forma simples, sem sair de casa. Ao longo da semana também foram realizados webinários sobre o tema.
A plataforma tem se mostrado uma ferramenta eficaz para evitar o excesso de judicializações e garantir um atendimento mais célere e humanizado. “O cidadão nem precisa sair de casa. É simples, fácil de acessar e com linguagem acessível. A pessoa vai na plataforma e diz exatamente o que precisa para que possamos ajudá-la”, explica o juiz José Henrique Kaster Franco, coordenador do Cejusc/TJ. Ele ainda destaca o alinhamento com outros entes públicos: “Estamos super preparados para receber essas demandas e dar respostas no menor tempo possível, sempre com base no entendimento e em acordos institucionais”.
Durante a semana, a iniciativa foi amplamente divulgada nos principais veículos da imprensa sul-mato-grossense. O juiz Kaster Franco concedeu entrevistas à TV Morena (Bom Dia MS), Rádio Morena FM, Campo Grande News (Podcast Na Íntegra), FM Capital (Tribuna Livre), TV SBT MS (Tá Na Hora MS) e Rádio Difusora Pantanal, levando informações detalhadas sobre a plataforma e reforçando a importância da solução extrajudicial para as questões de saúde. A servidora Natália Romero Gonçalves Dias Santos, do Cejusc/TJ, também participou de algumas entrevistas ao lado do magistrado.
A iniciativa também teve o respaldo do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, que tem priorizado ações que promovam maior celeridade na prestação jurisdicional e que estejam mais próximas do cidadão. Para a administração do TJMS, o trabalho desenvolvido pelo Cejusc/TJ durante esta semana é reflexo do compromisso da atual gestão em garantir um Judiciário mais acessível, eficiente e comprometido com as necessidades reais da população.
Com o engajamento de mais de 50 municípios do interior e parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande, o Cejusc/TJ mostra que o caminho para um atendimento mais justo e eficiente na área da saúde passa, necessariamente, pelo diálogo institucional e pela escuta ativa das demandas sociais.
Para acessar a plataforma do Cejusc/TJ, basta entrar no portal do TJMS ou baixar o aplicativo TJMS Mobile nas lojas App Store ou Play Store.