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Inadimplência do consumidor sobe em julho, revela Serasa Experian

12/08/2014 12h30

Inadimplência do consumidor sobe em julho, revela Serasa Experian

Campo Grande News

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 4,0% em julho de 2014 na comparação com junho. Na variação anual – julho de 2014 contra o mesmo mês de 2013 –, o indicador apontou crescimento de 11,0%. No período de janeiro a julho de 2014, a inadimplência acumulou elevação de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da empresa, as dificuldades oriundas do cenário econômico atual, caracterizado por juros altos, inflação em termos anuais próxima do teto superior da banda (6,5%) e enfraquecimento do mercado de trabalho estão produzindo um quadro de elevação moderada da inadimplência. Além disto, o fim dos feriados/paralisações, que predominaram em junho durante a primeira fase da Copa do Mundo, também impactaram o resultado da inadimplência em julho, especialmente os cheques devolvidos e títulos protestados.

Na comparação mensal – julho contra junho – os protestos foram os principais responsáveis pelo avanço do indicador, com variação de 21,2% e contribuição de 0,3 p.p. Os cheques sem fundos e as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) também subiram 11,6% e 6,1% e contribuíram com 0,9 p.p. e 2,7 p.p., respectivamente. Já a inadimplência com os bancos apresentou leve alta de 0,3% e contribuiu com 0,1 p.p.

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