28.8 C
Campo Grande
terça-feira, 15 de abril, 2025
spot_img

Terceiro no ranking de empregos em MS, Inocência recebe unidade da Funtrab

Com 1.385 admissões e saldo de 730 vagas abertas somente neste ano, o município de Inocência agora conta com uma Casa do Trabalhador.

A 36º unidade de atendimento da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) foi inaugurada na última quarta-feira (9) e busca facilitar a intermediação de mão de obra no município, que já está absorvendo o impacto da construção da indústria de celulose da empresa chilena Arauco, um investimento de R$ 28 bilhões.

Atualmente Inocência ocupa o 3º lugar no ranking estadual de contratações no Estado.

Terceiro no ranking de empregos em MS, Inocência recebe unidade da Funtrab

A nova unidade da Casa do Trabalhador é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Semadesc e da Fundação do Trabalho (Funtrab), e a Prefeitura Municipal de Inocência. A iniciativa integra o programa MS Qualifica, que visa fortalecer a empregabilidade e a qualificação profissional em todo o Estado.

A unidade é estratégica para atender à crescente demanda por mão de obra no município, impulsionada por grandes investimentos como o Projeto Sucuriú – o maior projeto de celulose do mundo em uma única etapa, da empresa Arauco.

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, da diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, do vice-prefeito de Inocência, Henrique Alves, do secretário municipal de Indústria e Comércio de Inocência, Ademilson Junqueira além de servidores que vão atuar na unidade.

Terceiro no ranking de empregos em MS, Inocência recebe unidade da Funtrab

Com atuação já iniciada no município de Inocência, o Projeto Sucuriú, da Arauco, terá um ápice de 14 mil trabalhadores no período das obras da indústria de celulose, que serão contratados pelas empresas parceiras do grupo chileno.

Após concluída e em operação, a fábrica terá capacidade de produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada por ano, gerando cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos na região.

Terceiro no ranking de empregos em MS, Inocência recebe unidade da Funtrab
Diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi na inauguraçao da Casa do Trabalhador

A Casa do Trabalhador oferecerá serviços de intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho digital, acesso ao seguro-desemprego e orientações para qualificação profissional.

“A chegada da Casa do Trabalhador em Inocência representa um avanço significativo para o município, garantindo que a população tenha acesso a oportunidades de emprego e qualificação. Nosso papel é conectar os trabalhadores às vagas disponíveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, comenta a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, presente à inauguração da Casa nesta semana. Ela salientou a alegria e satisfação de inaugurar o local que vai atender a população em busca da melhor colocação no mercado de trabalho. “Esta é a primeira unidade da Casa do Trabalhador inaugurada na minha gestão. Sinto muita alegria em poder participar deste momento tão importante para o crescimento de Inocência”, enfatizou Marina Dobashi.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademilson Junqueira, se emocionou ao compartilhar sua visão sobre o impacto do espaço na vida da população.

“Aqui, as pessoas encontrarão muito mais do que serviços; encontrarão apoio para recomeçar, coragem para empreender e dignidade para continuar”, salientou. Ao seu lado, o vice-prefeito Henrique César reafirmou a missão da Casa do Trabalhador de ser um “farol para quem precisa de orientação, capacitação e emprego. Mas também teve espaço para as histórias das pessoas da comunidade que se aproximaram para celebrar e agradecer”.

Estratégica

“A Casa do Trabalhador tem uma finalidade estratégica essencial, especialmente em um município como Inocência, onde já contamos com mais de 4 mil empregos formais gerados pelo projeto da Arauco. Estamos falando de uma cidade com 8 mil habitantes, na qual metade da população já está empregada neste projeto. Com a execução da obra, o número de trabalhadores pode chegar a 14 mil, o que demandará uma grande oferta de mão de obra. Nesse contexto, a primeira função da Casa do Trabalhador é oferecer um espaço para que as empresas parceiras da Arauco possam divulgar suas vagas de emprego”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O diretor de Relações de Emprego e Atendimento ao Trabalhador da Funtrab, Luiz Eduardo Rocha, ressaltou a necessidade de estruturar o mercado local para o impacto que o projeto trará.

“Sabemos que empreendimentos desse porte transformam uma cidade. Com a Casa do Trabalhador, queremos garantir que os moradores de Inocência e região tenham prioridade no preenchimento das vagas e que essa expansão econômica seja também uma oportunidade de crescimento para todos”, completa.

O secretário Jaime Verruck acrescentou que “a Casa do Trabalhador será responsável pela triagem e encaminhamento adequado dos candidatos para as empresas envolvidas no projeto. Outro ponto importante é a integração com o programa MS Qualifica, que permite que pessoas de outras localidades interessadas em trabalhar em Inocência participem da pré-seleção de vagas sem a necessidade de deslocamento”.

A unidade da Funtrab em Inocência é parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar a rede de atendimento ao trabalhador em municípios que estão recebendo grandes investimentos industriais.

Fale com a Redação