22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 15 de abril, 2025
spot_img

Funsat realiza seleção para beneficiários Primit que atenderão a Sisep

Na manhã desta terça-feira (15), a Funsat (Fundação Social do Trabalho) realizou o início de mais uma análise de candidatos a beneficiários do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho). A triagem foi exclusivamente voltada a direcionamento de futura mão de obra à Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), e reuniu 30 participantes.

O departamento da pasta, responsável pelo cadastro reserva da política pública, atendeu o público interessado das 7h às 10h, com a coleta de documentação,  análise de perfis, e orientações sobre o programa. A captação segue na quarta-feira, 16 de abril, no mesmo horário de atendimento,  como distribuição de senhas por ordem de chegada. 

Critérios de aprovação 

O candidato precisa comparecer à Funsat com os seguintes documentos: Registro Geral de Identificação (RG), carteira de trabalho – CTPS (física ou digital); Inscrição no Cadastro de Pessoa Física – CPF; Comprovante de residência; Certidão de nascimento ou casamento; Certidão de nascimento ou RG e CPF, dos filhos, dependentes e agregados; Comprovante da escolaridade ou declaração de escolaridade; Certificado militar, quando couber; e CAD ÚNICO (atualizado).

Para se inscrever a alguma das vagas de recrutamento, é preciso que o cidadão tenha idade entre 18 (dezoito) anos até 67 (sessenta e sete) anos; esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mediante apresentação da Folha resumo (que consta a composição familiar), apresente o seu número de Identificação Social (NIS); esteja em situação de desemprego por período igual ou superior a 06 (seis) meses; e declare residência em Campo Grande há pelo menos um ano.

A Funsat informa ainda que as atividades a serem realizadas pelos beneficiários do Primt terão caráter emergencial, eventual e voluntário, na execução de serviços de interesse da Administração Pública Municipal, ou da comunidade local, com prioridade para atividades como limpeza, conservação e consertos diversos em praças, escolas, centros infantis, centros sociais, unidades de saúde ou assemelhados, aparelhos e canteiros públicos; além de roçada, capina, podas, varrição e conservação de locais públicos e preparação, entre outros.

Esperança na oportunidade de inserção

Para Jade Andrade, de 29 anos, o edital traz uma chance de encontrar uma ocupação e renda, situação que ajudará significativamente na procura por anúncios do Mercado de Trabalho formal. “Espero que dê certo, pois quero participar do programa. Conheço pessoas que já fizeram parte, e elogiaram bastante o Primt”, pontuou a candidata do Jardim Colorado.

Morador do Distrito do Anhanduí, Marco Antônio Ortega (56 anos) também buscou de forma inédita o acesso à oportunidade.  “Estou pronto, me organizei com tudo que pediram, só aguardando agora ser chamado. Sei que fará muito bem pra mim, principalmente pelo incentivo a fazer os vários cursos profissionalizantes”, relatou.

Com Alexandre Helio Silva de Carvalho, a ambição demonstrada foi a de retorno ao Primt, iniciativa que o acolheu em outra época por dois anos. “Cuidei da poda de árvores, gostava muito do serviço e será uma satisfação voltar. Lembro bem da motivação que fazer os cursos dava, exigência muito importante no programa”, falou o candidato de 44 anos, que veio do Jardim das Meninas.

Já no caso de Johnny Franco de Souza (33 anos) o possível recomeço no Primt vem para reforçar a luta por uma contratação para vendedor, que não aconteceu depois dele deixar o papel de beneficiário.

“Conseguindo voltar, terei um pagamento, uma referência, vou melhorar o currículo e assim irei concorrer com mais tranquilidade no meu objetivo. Vejo que isso é o que mais ajuda a gente, pois mantém a condição pra seguir tentando”, contou o candidato do Jardim Centenário, que em outra passagem fez parte da demanda de pintura de sinalização de vias em Campo Grande.

Fale com a Redação