A Polícia Federal divulgou o resultado das operações ‘Tatu-Bola’ e ‘Bad Tires’, deflagradas nesta quarta-feira (16), em Campo Grande, contra lojas que atuam na revenda de pneus novos e usados.
Segundo a investigação, os pneumáticos eram importados ilegalmente. Os produtos eram transportados de forma irregular, com uma unidade inserida dentro da outra (técnica conhecida como “bola”), o que provoca deformações nas estruturas.
A prática é considerada ilegal e coloca em risco a integridade dos consumidores. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em oito centros automotivos e residências ligadas aos responsáveis pelas empresas.
Durante o cumprimento dos 17 mandados de busca e apreensão, a PF apreendeu 4.269 pneus, quatro aparelhos celulares e diversos documentos, além de um revólver calibre 32 e 10 munições do mesmo calibre. Uma pessoa acabou presa por posse ilegal da arma.
Dos pneus apreendidos, somente em uma das lojas vistoriadas, situada na Rua Yokohama, foram apreendidos 500 pneus. Um vídeo divulgado pela PF mostra como os responsáveis faziam para esconder os pneus dentro de outro.