O feriado da Sexta-Feira Santa, celebrado nesta sexta-feira (18), será marcado por instabilidade no tempo em Mato Grosso do Sul. Apesar de algumas aberturas de sol ao longo do dia, a previsão é de aumento na nebulosidade, com possibilidade de chuvas fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. As temperaturas ficam mais amenas em comparação aos dias anteriores, com máxima prevista de até 33°C em algumas regiões.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o cenário meteorológico instável é resultado da combinação de intenso transporte de calor e umidade, da passagem de cavados — áreas alongadas de baixa pressão atmosférica — e do avanço de uma frente fria. Essas condições favorecem a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de temporais.
Estão previstos acumulados de chuva superiores a 40 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões central, sul, leste, sudeste, sudoeste e nordeste do estado.
Campo Grande
Na capital, a instabilidade já deu sinais nesta quinta-feira (17), com registros de chuva forte em diversos bairros, como Universitário, Moreninhas, Santo Amaro, São Francisco, Vivenda do Bosque, Monte Carlo, Santa Fé e até em pontos do Centro.
Para esta sexta-feira, Campo Grande amanhece com céu nublado e mínima de 22°C, podendo atingir máxima de 28°C. O tempo deve permanecer com muitas nuvens e chuvas isoladas ao longo do dia.
Outras cidades
- Dourados e Anaurilândia: mínima de 20°C e máxima entre 25°C e 26°C.
- Ponta Porã e Iguatemi (região sul): mínima de 20°C e máxima de 23°C.
- Porto Murtinho e Corumbá (sudoeste e Pantanal): mínima entre 23°C e 24°C, máxima de até 33°C.
- Coxim e Três Lagoas (regiões norte e Bolsão): mínimas de 22°C a 23°C e máximas entre 29°C e 32°C.
A orientação é para que a população fique atenta às condições do tempo e evite exposição durante tempestades. Rajadas de vento e descargas elétricas podem representar riscos, especialmente em áreas abertas ou próximas de estruturas metálicas e árvores.