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sábado, 19 de abril, 2025
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Páscoa no passado e no presente: a mudança dos ovos decorados para os de chocolate

Uma pesquisa divulgada pela empresa de inteligência de dados Nexus revelou que 52% dos brasileiros planejam comprar ovos de chocolate nesta Páscoa, com cada consumidor adquirindo, em média, três unidades do tradicional doce. Mas como se deu a transição dos ovos decorados, usados como presentes nos tempos antigos, para os ovos de chocolate, que dominam as prateleiras de comércios e são aguardados ansiosamente pelas crianças?

A doutora em Teologia e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ana Beatriz Dias Pinto, explicou que essa mudança seguiu uma adaptação do mercado. Ela destacou que, embora o ovo seja um símbolo ancestral de fertilidade e vida, presente em rituais pagãos e em tradições cristãs orientais, o ovo de chocolate surgiu a partir do processo de industrialização e mercantilização da Páscoa. Este fenômeno se intensificou ao longo do século XIX e se mantém forte até hoje, com 175 anos de história.

A produção dos primeiros ovos de chocolate começou na França e na Alemanha por volta de 1850, como uma forma de presentear com algo mais saboroso e esteticamente atrativo. Antes disso, os ovos oferecidos eram feitos de ovos de galinha, pato ou avestruz, sendo pequenos e frágeis, decorados com pinturas e adornos. Mas com o avanço das indústrias, os ovos de chocolate ganharam tamanhos maiores e se tornaram ainda mais populares.

Ana Beatriz Pinto ressaltou que, com o tempo, os ovos de chocolate passaram a ser vistos como produtos consumistas, mais impulsionados pelas campanhas publicitárias do que pelo real significado simbólico da Páscoa. “Eles acabam servindo ao consumismo de mercado, mas sua verdadeira dimensão simbólica está associada à vida, ao renascimento, não aos brinquedos ou embalagens festivas”, afirmou.

O fenômeno de consumo de ovos de chocolate é tão significativo que a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Bala (Abicab) estima que a produção de ovos de chocolate neste ano deve atingir 45 milhões de unidades. Apesar do aumento nos preços devido à crise na produção de cacau, os números seguem sendo impressionantes, destacando o papel importante do setor na celebração da Páscoa no Brasil.

Portanto, os ovos de chocolate, além de serem um símbolo de indulgência e consumo, também fazem parte de um processo de transformação do significado cultural e comercial da Páscoa, tornando-se, ano após ano, uma tradição ainda mais enraizada no calendário festivo brasileiro.

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