Plantio alcançou mais de 97% das área acompanhada em MS
O plantio do milho segunda safra 2024/2025 em Mato Grosso do Sul já alcançou 97,4% da área prevista, segundo levantamento do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS. Os dados são referentes até o último dia 11 de abril e indicam que mais de 2 milhões de hectares já foram semeados no Estado.
A região norte lidera o avanço do plantio, com média de 99,8%, seguida pela região centro (98,6%) e sul (97,4%).
De acordo com a Aprosoja/MS, as condições das lavouras são, em sua maioria, consideradas boas. A avaliação leva em conta fatores como infestação de pragas, qualidade do estande de plantas e aspectos visuais como desfolhamento e coloração das folhas. Segundo o coordenador técnico da entidade, Gabriel Balta, apenas lavouras com falhas significativas recebem a classificação “ruim”, enquanto áreas com problemas pontuais são consideradas “regulares”, e lavouras com desenvolvimento saudável são classificadas como “boas”.
Regionalmente, o percentual de lavouras em boas condições varia. A Região Nordeste lidera com 98% da área em bom estado, seguida pelas regiões Oeste (97%), Norte (92%), Sudeste (88%), Sudoeste (85%) e Centro (77%). Por outro lado, os menores índices foram registrados na Região Sul (32%) e na Região Sul-Fronteira (55%).
A estimativa da segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul aponta um crescimento expressivo. Com uma área total cultivada de 2,1 milhões de hectares, espera-se uma produtividade média de 80,8 sacas por hectare. A produção estimada é de 10,2 milhões de toneladas — um salto de 20,6% em relação à safra anterior, mesmo com crescimento discreto de 0,1% na área plantada.
Mais informações sobre o andamento das safras de milho e soja, bem como dados sobre clima e mercado de grãos, estão disponíveis no portal do SIGA-MS.