27.8 C
Campo Grande
domingo, 20 de abril, 2025
spot_img

De MS para o mundo: Josy Madruga vence o desafio mais extremo do planeta

A sul-mato-grossense Josy Madruga, de 47 anos, entrou para a história ao se tornar a primeira mulher brasileira a completar a Maratona das Areias (Marathon des Sables), considerada a mais difícil do mundo. A ultramaratona, realizada em pleno Deserto do Saara, exige que os atletas percorram 250 quilômetros em sete dias, divididos em seis etapas, sob condições extremas.

Além do calor escaldante — que ultrapassa facilmente os 50°C — Josy enfrentou uma série de adversidades, como tempestades de areia, frio intenso durante as noites e a solidão da imensidão do deserto. “Eu peguei tempestade de areia, peguei frio, peguei noite e peguei o medo de estar na escuridão completamente sem nada. Mesmo sem apoio, ali você se conecta com você e vai. É lindo”, descreveu a corredora.

A prova exige autossuficiência total dos participantes, o que significa carregar todos os mantimentos e equipamentos necessários durante toda a competição. Josy correu com uma mochila de aproximadamente 10 kg nas costas, enfrentando o desgaste físico e psicológico extremo.

“Você fica muito tempo sozinha. Só que eu acredito que para estar ali, tem que estar 100% bem mentalmente. Pelo menos 80% dessa corrida é você, preparo mental, e o restante é físico”, afirma.

O feito ganha ainda mais significado quando se conhece a trajetória de Josy. Em 2021, ela quase perdeu a vida por complicações da Covid-19. “Tive três paradas cardíacas, fiquei entubada, em coma, foi triste. Hoje eu sou outra pessoa. Hoje eu sei viver, eu sei sentir o vento e dar valor em cada coisa”, relembra emocionada.

Ao final da prova, além da exaustão física, veio o sentimento de conquista e superação. “Foi inacreditável. Ser a primeira mulher e estar ali, vivenciar tudo aquilo que eu vivenciei. Eu não sei explicar, não sei dizer o que eu passei ali porque foi imensurável a energia daquele lugar. Foi incrível”, celebrou.

Josy Madruga não apenas superou a Maratona das Areias — ela venceu limites pessoais e se firmou como um exemplo de força, resiliência e inspiração para o esporte brasileiro.

Fale com a Redação