A Igreja Católica amanheceu de luto nesta segunda-feira (21), com a notícia da morte do Papa Francisco, aos 88 anos. O líder máximo da Igreja faleceu em Roma, um dia após fazer sua última aparição pública durante a bênção Urbi et Orbi, concedida no Domingo de Páscoa, na sacada da Basílica de São Pedro. Em sua mensagem final, o pontífice defendeu o desarmamento e a paz mundial.
Em Campo Grande, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro prestou homenagem ao Papa. A bandeira do Vaticano, que já estava hasteada em virtude do Ano Jubilar, foi colocada a meio mastro como sinal de luto e reverência. A medida será mantida durante toda a semana, até o encerramento dos ritos fúnebres em Roma.
Por meio de publicação nas redes sociais, o Santuário lamentou a perda e convidou os fiéis a se unirem em oração pelo descanso eterno do Santo Padre. Uma Santa Missa especial será celebrada às 19h desta segunda, dedicada à alma de Papa Francisco.
Confira a nota divulgada na íntegra:
“O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com profundo pesar e em espírito de comunhão com toda a Igreja, comunica o falecimento do Santo Padre, Papa Francisco, ocorrido na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos de idade.
Em sinal de luto e reverência, informamos que a bandeira do Vaticano, hasteada em nosso Santuário por ocasião do Ano Jubilar, permanecerá a meia altura durante uma semana, até a finalização dos ritos fúnebres em Roma.
Convidamos todos os fiéis a se unirem em oração pelo descanso eterno do Santo Padre. A Santa Missa das 19h de hoje será celebrada com a intenção especial pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, pedindo ao Senhor que o acolha na eternidade com misericórdia e paz.”
Papa Francisco foi o primeiro pontífice jesuíta e também o primeiro latino-americano a assumir o papado. Seu pontificado foi marcado por mensagens de inclusão, defesa dos pobres, cuidado com o meio ambiente e constantes apelos à paz mundial.