O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta terça-feira (22), em Brasília, o presidente do Chile, Gabriel Boric, para uma reunião bilateral que marca a celebração do primeiro Dia da Amizade entre Brasil e Chile. O encontro oficial acontece no Palácio do Planalto pela manhã e segue com um almoço no Palácio Itamaraty.
A data comemorativa, criada por Lula em agosto de 2023 durante visita oficial ao Chile, celebra as relações diplomáticas entre os dois países, estabelecidas em 22 de abril de 1836. A delegação chilena é composta por ministros, deputados, governadores, empresários, reitores de universidades, sindicalistas e pelo presidente do Senado do Chile, refletindo o caráter amplo e estratégico da visita.
Durante o encontro, os chefes de Estado devem reforçar o compromisso mútuo com a integração regional e a cooperação econômica. Um dos principais temas da agenda é o Corredor Rodoviário Bioceânico, projeto que visa conectar os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de uma rota terrestre que passa por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Segundo comunicado divulgado pela presidência chilena, a visita de Boric busca consolidar o relacionamento bilateral e aprofundar os laços comerciais e de investimento entre as nações. “A viagem tem como parte dos seus objetivos gerar maiores instâncias de colaboração e intercâmbio econômico, com medidas-chave como a conclusão do Corredor Rodoviário Bioceânico que poderia unir o Chile e o Brasil”, destaca a nota.
Conhecida como rota bioceânica de Capricórnio, a via parte de portos brasileiros como Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Itajaí (SC), atravessa o Paraguai e a Argentina e chega aos portos chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, no Oceano Pacífico. A iniciativa faz parte de um amplo esforço de integração sul-americana liderado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), que também coordena outras quatro rotas no continente.
O Brasil ocupa atualmente a terceira posição entre os maiores parceiros comerciais do Chile. Apenas em 2024, o comércio entre os dois países ultrapassou US$ 12,5 bilhões, consolidando a importância da relação bilateral não apenas no campo diplomático, mas também no desenvolvimento regional e econômico.
A celebração do Dia da Amizade entre Brasil e Chile marca um novo capítulo nas relações entre os dois países, com foco em cooperação, integração e crescimento conjunto.