24.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 24 de abril, 2025
spot_img

Corpo do Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro; funeral será no sábado (26)

O corpo do papa Francisco chegou na manhã desta quarta-feira (23) à Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde será velado até sexta-feira (25). A procissão partiu da capela da residência Santa Marta, onde o pontífice faleceu, e seguiu até a basílica sob forte comoção dos fiéis e da cúpula eclesiástica.

Ao chegar ao templo, o camerlengo do Vaticano, cardeal Kevin Farrell, deu início à cerimônia que marca a abertura do velório. Durante o rito, Farrell incensou e benzeu o corpo de Francisco, seguido por um momento de reverência dos cardeais e membros do clero diante do caixão.

Pouco antes das 6h (horário de Brasília), o Vaticano abriu as portas da basílica para a visitação pública. Uma longa fila já aguardava o início da despedida, com fiéis vindos de diversas partes do mundo para prestar homenagens ao pontífice.

Horários da visitação ao público (horário de MS):

  • Quarta-feira (23): das 5h às 18h
  • Quinta-feira (24): das 1h às 18h
  • Sexta-feira (25): das 1h às 13h

Funeral no sábado

O funeral do papa Francisco será realizado às 5h (horário de Brasília) de sábado (26), na Praça de São Pedro, seguindo a tradição dos funerais papais ao ar livre. Assim como no funeral de Bento XVI, realizado em 2023, a cerimônia ocorrerá seis dias após a morte do pontífice.

A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, grupo responsável por conduzir o conclave que elegerá o próximo papa nas próximas semanas.

Últimos desejos de Francisco

Em seu testamento, Francisco deixou instruções claras sobre sua despedida: pediu que seu túmulo fosse simples e sem ornamentos, com a inscrição apenas de seu nome: Franciscus.

Devoto da Virgem Maria ao longo de sua vida, o papa solicitou que seus restos mortais fossem enterrados na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde também costumava rezar antes e depois de suas viagens internacionais. O local de descanso definitivo fica fora dos muros do Vaticano, do outro lado do rio Tibre.

Após o funeral, o corpo será trasladado para a basílica, onde será sepultado, encerrando assim a última jornada terrena do primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.

Fale com a Redação