24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 23 de abril, 2025
spot_img

Riedel e Azambuja poderão seguir em caminhos diferentes após fusão do PSDB e Podemos

Ao que tudo indica, o PSDB e o Podemos irão se fundir nos próximos dias para dar vida a um superpartido, juntamente com o Republicanos, e assim conseguir fazer frente aos demais nas eleições que estão por vir, em 2026. Em Mato Grosso do Sul, nomes como o do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do atual Eduardo Riedel (PSDB), além da senadora Soraya Thronick (Podemos) serão alguns dos impactado com a mudança.

Riedel, aliás, já foi sondado em diferentes legendas desde que os rumores do fim da independência do PSDB ganharam força. Próximo de lideranças do PP, no caso, da senadora Tereza Cristina, e também do PSD, liderada pelo senador Nelson Trad Filho, ele também é cogitado no PL, que tem como maior figura política o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O PL, aliás, deve receber Reinaldo Azambuja, apontado até mesmo para exercer o cargo de presidente do diretório estadual. O ex-governador vai levar consigo o bloco político que lidera, que inclui os deputados estaduais Zé Teixeira e Mara Caseiro, essa última deve disputar pelo novo partido o cargo de deputada federal.

De olho nas eleições de 2026, Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja deverão seguir por caminhos diferentes por conta dos projetos políticos pessoais. Enquanto o primeiro tem como certa a reeleição, inclusive despontando como franco-favorito, o segundo almeja o Senado Federal. No pleito que se avizinha, serão duas vagas em jogo.

Já Soraya Thronick fica como grande nome em Mato Grosso do Sul deste novo partido que será criado com a fusão. Diferente dos tucanos, ela não cogita mudar de sigla e defende a junção, sabendo que terá um número de vereadores maior que o PL e um fundo partidário maior que o do PSDB, MDB e Republicanos.

Fale com a Redação