Com auxílio de um helicóptero, policiais rodoviários federais tiveram sucesso no transporte de um conjunto de órgãos doados para transplantes.
A operação foi colocada em prática na quarta-feira (23), partindo de Dourados com destino à Campo Grande. Ao todo, foram dois rins, duas córneas e um fígado.
O conjunto de órgãos foi retirado de um paciente falecido no Hospital da Vida de Dourados e transportados pela aeronave em regime de urgência.
O médico Gustavo Rapassi, responsável técnico pela captação no Hospital da Vida, detalhou que houve incerteza sobre a viabilidade do fígado, exigindo resposta rápida da equipe.
Durante o procedimento, foi observado que o órgão era utilizável e, com isso, foi solicitado o apoio da PRF para garantir que o órgão chegasse a tempo na capital.
O trajeto foi concluído em apenas uma hora. O figado foi destinado a uma pessoa de 48 anos internada no Hospital Adventista do Pênfigo.
Já as córneas foram encaminhadas à Santa Casa e os rins terão como destino a cidade de Porto Alegre (RS).
A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) em Dourados, Ludelça Dorneles, destacou que esta é a terceira captação realizada em 2025.
O número de doações sofreu queda após a pandemia do Coronavírus: foram três em 2021, cinco em 2022, sete em 2023 e quatro em 2024.