15.8 C
Campo Grande
terça-feira, 29 de abril, 2025
spot_img

Boas Práticas de Manipulação de Alimentos prepara produtores para 8ª Festa do Queijo de Rochedinho

Os moradores do Distrito de Rochedinho – que fica a 24 quilômetros de Campo Grande – já estão preparados para receber os visitantes para a 8ª Festa do Queijo, que vai acontecer dia 10 de maio. No sábado (26), a equipe do Consórcio Central SIM, em parceria com a Vigilância Sanitária, promoveu um treinamento sobre Boas Práticas de Manipulação e Comercialização de Alimentos.

Cerca de 30 moradores, entre produtores e empreendedores da área de alimentos, participaram da iniciativa. Uma delas foi a produtora de queijos e doces, Josiane Souza Borges. “O curso passou muita informação a respeito de como manipular, como fabricar, o que que a gente deve fazer, o que que a gente não deve fazer, foi muito proveitoso”, disse Josiane.

A moradora que também aprendeu dicas de venda, conta estar ansiosa para a data. “A gente está com uma expectativa boa de um público bom, de receber bastante pessoas e que todos os produtores vendam os seus produtos e seja uma festa muito boa. A expectativa da gente é essa, que passe bastante pessoas para conhecer os produtos daqui de Rochedinho”, complementou.

Quem também aproveitou o curso foi a merendeira Udeleine Pereira. Apesar de ela não levar nada para a festa este ano, quis aperfeiçoar o conhecimento para seguir servindo os alunos da Escola Agrícola Barão do Rio Branco com carinho e cuidado.

Udeleine Pereira diz que a expectativa dos moradores para o evento é grande. “A expectativa da festa do queijo é que traga consumidores para os produtos que são produzidos aqui pelos produtores rurais da região e para os expositores que vão estar mostrando seus produtos. Que seja uma ótima festa como tem sido todos os anos”, afirmou.

O curso teve como objetivo preparar o pequeno produtor para a agroindústria e os desafios do comércio, crescimento da produção, busca da qualidade com ênfase na responsabilidade do manipulador e consequentemente na proteção da saúde do consumidor. “Falamos sobre o que é fiscalização e inspeção, orientamos sobre as exigências de embalagem e rotulagem, dos cuidados e monitoramento da produção. O intuito foi elevar o nível dos produtores, prepará-los para encarar o comércio como pequenas empresas”, explica Bárbara Bottino, nutricionista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).

Para o diretor da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, Francisley Galdino, que está à frente da organização dos produtores para a festa, a iniciativa vem fechar o ciclo e dar condições para todos. “Esta ação potencializa a formação dos produtores, alinhando informação de qualidade às demandas da produção. É uma troca importante para que os negócios de Rochedinho cresçam e estejam alinhados às exigências legais”, afirma.

A Festa do Queijo, que faz parte do calendário oficial de eventos de Campo Grande, será realizada no dia 10 de maio. A cada edição, o evento cresce em relevância e popularidade, sendo aguardado com grande expectativa pela população e visitantes. Expositores da economia criativa, com uma ampla variedade de produtos da gastronomia regional, incluindo iguarias da culinária pantaneira, doces típicos, queijos artesanais e bebidas produzidas localmente proporcionam uma verdadeira experiência sensorial aos visitantes.

Marque na agenda e venha vivenciar essa experiência. A Festa do Queijo está sendo organizada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio das Secretaria Executiva da Cultura (Secult), Secretaria Especial de Articulação Regional (SEAR) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).

Fale com a Redação