14/03/2015 08h00
MS possui 192 empresas exportadoras e 314 importadoras, segundo Governo
O Mato Grosso do Sul somou no último ano um total de 192 empresas exportadoras e 314 empresas importadoras.
Os dados são do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio), que informou também que o Estado possui uma pauta de exportação concentrada em commodities, em especial, papel-celulose, carnes e seus derivados, minerais e outros produtos do agronegócio.
Os mercados da China, Argentina, Itália, Rússia e Holanda aparecem como principais parceiros comerciais para o Estado, apresentando-se inclusive, com certa concentração em valores negociados.
Considerando as estatísticas de comércio exterior, há uma tendência para a diversificação de mercados e no aproveitamento de vantagens comparativas em países fronteiriços.
Dados do Sebrae indicam forte atividade de empresas de micro e pequenos portes em segmentos de atividades diferentes dos tradicionalmente internacionalizados no Estado, como por exemplo, alimentos processados, pesca, confecções e empresas incluídas na cadeia de fornecimento para o agronegócio.
“As pequenas e médias indústrias já mantém relacionamento comercial com a América do Sul e, a partir do estudo, será possível detectar o interesse das empresas em países de outros continentes, para desenvolvermos a preparação para atuação voltada para esse mercado”, ponderou a coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta.
Com informações Campo Grande News