20/03/2015 12h00
Para promover uso consciente da água, Capital sedia eventos no fim de semana
Várias ações de incentivo à preservação dos mananciais e pelo uso consciente dos recursos hídricos prometem marcar o Dia Mundial da Água, 22 de março, próximo domingo. Entre as atividades programadas está a 4ª Corrida das Águas, em Campo Grande, promovida pela concessionária Águas Guariroba, além de simpósio.
O objetivo é chamar a atenção para a importância da preservação da água e promover a prática de atividades saudáveis. A entrega dos kits com camiseta, chip e número de peito será no dia anterior à corrida, sábado (21), das 8h às 18h, na sede da Águas Guariroba, na Rua Antônio Maria Coelho, 5.401.
A largada será às 8h, em frente à sede da empresa. Mil pessoas se inscreveram para as provas de corrida de rua em quatro categorias: feminino 5 km, masculino 5 km, feminino 10 km e masculino 10 km, além da caminhada de 5 km. As inscrições estão encerradas.
Premiação – A corrida é prova oficial CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e faz parte do calendário da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul. O percurso de 5 km passa pelas avenidas Via Parque e Afonso Pena, em frente ao Parque das Nações Indígenas.
Já nos 10 km, os atletas seguem para o Parque dos Poderes. Os cinco primeiros a completarem a corrida em cada categoria receberão troféus. Todos os inscritos ganharão medalhas ao final do percurso. A organização também prevê frutas, isotônico e água à vontade.
Instruções, mapa do percurso e outras informações estão disponíveis no site: www.aguasguariroba.com.br/corridadasaguas.
Congresso – No mesmo dia, a partir das 19h, começa o I Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul, que vai até o dia 24, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital, que promoverá palestras, wokshops e mesas redondas.
O objetivo é discutir acerca da utilização dos recursos hídricos subterrâneos do Estado, que representam o abastecimento público de 79% dos municípios. Estarão presentes pesquisadores nacionais, palestrantes e autoridades do setor de gestão de águas, que falarão sobre aquíferos, reservas, assim como vantagens e desvantagens de sua utilização.
O evento vai contribuir para o estabelecimento do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos Subterrâneos e é uma iniciativa do PGTA (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o DNPM(Departamento Nacional de Produção Mineral).
Com informações do site Campo Grande News