05/04/2015 10h30
Provedora americana lança banda larga de 2.000 Mbps
A gigante de serviços de telecomunicações e de TV a cabo Comcast anunciou um serviço de banda larga com velocidade de 2.000 Mbps (ou 2 Gbps), o dobro da já altíssima que tem o Google Fiber, na cidade americana de Atlanta.
A conexão (a mais rápida acessível por consumidores nos EUA, segundo a empresa) começará a ser disponibilizada no mês que vem por um preço ainda não divulgado.
Uma diferença do programa, intitulado Gigabit Pro, é seu caráter simétrico: não há diferença entre as taxas de download ou de upload.
A maior parte das assinaturas de banda larga usa como referência só a taxa de download (o fluxo de dados desde um servidor até o computador do usuário). A velocidade de envio a partir do dispositivo do assinante costuma ser apenas uma fração da recebimento – algo geralmente entre 10% e 30% no Brasil.
A título de comparação, a média da banda larga mundial é de 4,5 Mbps (0,02% da velocidade do serviço anunciado pela Comcast), de 11,1 Mbps nos EUA e de 3 Mbps no Brasil, segundo o último relatório trimestral da Akamai, referente ao último trimestre do ano passado.
Um DVD completo (4,7 Gbytes) poderia ser baixado em 0,018s na taxa de transferência de 2.000 Gbps (equivalente a 250 Gbytes por segundo).
O serviço estará disponível para ‘qualquer casa próxima da rede de fibra [ótica] da Comcast’ e requererá a instalação de equipamento ‘profissional’, afirmou a companhia em comunicado.
A novidade vem de encontro ao afirmado pela companhia em 2013, quando o executivo da empresa David L. Cohen desdenhou em artigo em jornal americano do Google Fiber. ‘Para alguns, a discussão sobre banda larga parece acabar na questão do ‘gigabit’.’
O serviço Google Fiber, iniciativa que a gigante de internet diz ter tomado a fim de aumentar a concorrência no mercado americano, também está disponível em Atlanta, capital da Geórgia, além de nos municípios de Austin, Charlotte, Kansas City, Nashville, Provo, Raleigh-Durham e Salt Lake City.
A Comcast é a maior empresa de TV a cabo e de telecomunicações do mundo em faturamento, segundo ranking da Institude of Media and Communications Policy, firma de pesquisa alemã.
Seu serviço é frequente alvo de reclamações de consumidores, em especial por causa de um alegado mau atendimento ao cliente.
Com informações Jornal Correio do Estado