29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de novembro, 2024
spot_img

Excesso de chuva não irá atrapalhar colheita de milho safrinha em Dourados

01/06/2015 13h00

Excesso de chuva não irá atrapalhar colheita de milho safrinha em Dourados

O excesso de chuva dos últimos dias, não irá atrapalhar a colheita do milho safrinha na região de Dourados. A planta está em um período onde a quantidade de água, que se acumulou no solo durante esse período, será útil nos próximos dias, para a formação do grão.

O histórico de chuvas na região, segundo a ferramenta Guia Clima da Embrapa do município, para o mês de maio, seria de 105,7 mm, mas o registrado ao longo do mês foi de 209 mm, ou seja, praticamente dobrou.

De acordo com o agrometeorologista da Embrapa Agropecuária do Oeste, em Dourados, Cláudio Lazzarotto, a chuva neste período favorece a planta e não leva a perda.

“Não tem como os produtores ficarem preocupados, foi positivo e favorável para a planta que está verde, pois nesta safra ele não plantou muito cedo o milho, devido ao atraso na colheita de soja. O que preocupa com a chuva, são as condições em que ficarão as estradas, para escoarem os grãos, durante a colheita que deve se iniciar na segunda quinzena de junho”, disse Lazzarotto em entrevista ao Dourados News.

Segundo o agrometeorologista, com a chuva, as estradas acabam ficando com muito buraco e pode atrapalhar a circulação dos caminhões durante a colheita, aliado a isso a perda do produto nos caminhões até o destino final.

Sobre o frio e a chuva para os próximos dias ele tranquiliza, pois não há previsão de geada nesta primeira quinzena de junho.

“O produtor pode ficar tranquilo, pois não tem previsão de geada nesta primeira quinzena. A temperatura irá ficar amena, como está atualmente, típicas do período de outono, nada de temperaturas baixas. Já a chuva será com frequência. Serão fracas, porém frequentes”, explica Cláudio.

Para o início do mês, Lazzarotto conta que ainda pode haver dias chuvosos, mas que não atrapalhará as plantações de milho na região. Na última semana, foram registradas queda de temperatura devido a uma frente fria que se instalou no Estado, trazendo a chuva e com isso o frio. Em Dourados, a sexta-feira (29) registrou a temperatura mais baixa do ano, com 8,4ºC.

Para a primeira semana de junho, a previsão é que a temperatura oscile no município, entre máxima de 29ºC e a mínima pode chegar a 9ºC, segundo o site Clima Tempo.

Com Informações Dourados News

O milho está em um período que a quantidade de água, que se acumula no solo, será útil nos próximos dias-Foto: Arquivo Dourados News/ Ademir Almeida

Fale com a Redação