24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 15 de novembro, 2024
spot_img

Fundac realiza série de apresentações com Quarteto Toccata

10/06/2015 12h00

Fundac realiza série de apresentações com Quarteto Toccata

O Quarteto Toccata inicia neste mês uma série de apresentações nas cidades de Campo Grande e Goiânia, que marca o lançamento do projeto do primeiro CD do grupo e a estreia mundial de obras e arranjos inéditos dedicados a esse grupo musical. A série de concertos é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande). (Veja a Agenda de Apresentações no final do texto).

As obras musicais encomendadas e dedicadas ao grupo são de importantes compositores brasileiros, de vertentes popular e erudita que foram escritas nos anos de 2014 e 2015 pelos compositores: Marco Pereira obra “Coroado” (maracatu), Rodrigo Vitta obra “Paisagens Brasileiras n.º 13” (Chapada Diamantina), Ernst Mahle obra “Quarteto 2015” (movimentos: Allegro, Andante e Vivo).

Também participa o maestro Eduardo Martinelli representando a música sul-mato-grossense com a obra “Valsa”, além de dois arranjos inéditos transcritos pelos compositores e dedicados ao quarteto de Ernani Aguiar com a obra “Quatro Momentos n. III” (movimentos: Tempo de Maracatu, Tempo de Caboclinho, Canto e Marcha) e Edmundo Villani-Côrtes com as “Cinco Miniaturas Brasileiras” (movimentos: Prelúdio, Toada, Choro, Cantiga de Ninar e Baião).

Além destas obras, o quarteto está preparando para o CD uma obra de Clarice Assad e outra de João Luiz Rezende e aguarda peças de mais três compositores para fechar a seleção para o Disco.

Quarteto Toccata
Formado pelos violonistas Pieter Rahmeier, Rafael Salgado, Marcos Araújo e Jardel Vinícius Tartari, o grupo tem objetivo de divulgar e pesquisar a música instrumental para a formação, abrangendo repertório que vai do renascimento a música do século XXI passado pela música sul-mato-grossense realizando arranjos ineditamente criados para esta formação instrumental.

O Quarteto Toccata estreou em julho de 2010 no projeto Quarta Erudita da Fundação de Cultura de Mato Grosso do SUL, apresentação criticada positivamente pelos jornais e profissionais especializados na área musical do estado de MS. Em novembro do mesmo ano o grupo realizou sua primeira apresentação acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande executando o concerto para 4 Violinos em Si-menor de A. Vivaldi (RV 580 – transcrição Quarteto Toccata) no festival “Encontro com a Música Clássica”.

Neste mesmo mês, o grupo foi o primeiro colocado no concurso “Prêmio Campo Grande de Música de Concerto – 2010”, categoria música de câmara. No ano de 2012 o grupo realizou uma série de concertos na capital e em diversas cidades do interior do estado de MS através do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) participou em uma faixa no CD de choro “Descendo o Sarrafo” projeto realizado pelo programa Petrobras Cultural. Neste ano (2013) foi um dos grupos selecionados para participar de uma das mais importantes séries dedicadas ao violão que é realizado no MASP (Museu de Artes de São Paulo).

Integrantes
Rafael Salgado é mestrando em Performance pela UNESP e bacharel em Música – Habilitação em Violão e Licenciado em Música pela Fac-FITO (São Paulo). Teve como professores Marcelo Fernandes e Edelton Gloeden. Participou de vários festivais de Música pelo país onde assistiu e teve masterclasses com renomados violonistas nacionais e internacionais como Abel Carlevaro (Uruguai), Paul Galbraith (Escócia), Fabio Zanon (Brasil) entre outros. Desde 2005 é professor de violão da UFMS, onde atualmente é Técnico-Músico trabalhando com projetos de extensão ligados ao ensino e produção artístico-musical. Apresenta-se regularmente em teatros e salas de concerto na cidade de Campo Grande e cidades do interior do Estado de MS e SP. Em 2007 e 2008 participou como violonista convidado do Festival de Música da cidade de Antofagasta – Chile. Em 2008 foi Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica de Campo Grande. Atualmente integra o quarteto de violões Toccata.

Pieter Rahmeier é mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás e graduado no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde estudou violão com o Professor Doutor Marcelo Fernandes. Fez cursos com alguns do principais nomes do violão internacional como: Turíbio Santos (UFRJ), Fábio Zanon, Leo Brouwer (Cuba), Edelton Gloeden, Eduardo Isaac (Argentina), Jose Antonio Escobar (Chile), Judicael Perroy (França), entre outros. Foi bolsista CAPES durante o mestrado e bolsista dos projetos de extensão “Quarteto Amadeus”, pela UEMS e “Concertos Universitários” em 2007 e 2008 pela UFMS. Vencedor do Concurso “Prêmio Campo Grande de Música de Concerto” em 2011 na categoria Violão Solo e em 2010 na categoria Música de Câmara. Apresenta-se regularmente em Mato Grosso do Sul e Goiânia como solista ou como integrante do Quarteto Toccata. É Professor efetivo do Curso de Música da UFMS desde abril de 2015.

Marcos Silva de Araújo é graduado em Música Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. É professor de violão, canto e musicalização infantil na Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, em Campo Grande. É coordenador dos projetos musicais do Ponto de Cultura Lídio Escobar Rondinelli, em Nova Alvorada do Sul, onde também atua como professor de violão e viola. Como violonista, já participou de vários máster-class com renomados violonistas do cenário nacional e vem se apresentando em eventos na capital e no interior do estado de Mato Grosso do Sul com o Quarteto Toccata de violões.

Jardel Vinícius Tartari é graduado em Música Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Desde de 2008 vem desenvolvendo intensa atividades musicais destacando-se: professor da Orquestra Jovem Viver Bem (orquestra de cordas) e Orquestra Infantil Grupo Zahran, coordenação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, Integrante dos grupos Orquestra Barroca de MS (participação no VIII Festival Internacional de Música Antiga Americana – Bolívia) e Quarteto Toccata de Violões, coordenador executivo do Festival anual “Encontro com a Música Clássica” desde sua primeira edição em 2007.

Agenda das Apresentações
• 10/06/2015 às 18:30h – Centro de Arte viva
Rua Marechal Rondo, 2112, Centro

• 11/06/2015 às 9h – Paróquia N.Sª. da Guia
R. Cabrália Paulista, 269, J. Centenário

• 20/06/2015 às 9:30h – Espaço Chico Xavier
Rua Dom Aquino, 431, B. Amanbai

• 26/06/2015 – Série 18 em ponto
Sala do Coral UFMS, Portão 19 do estádio Morenão

• 01/07/2015 às 18h – Auditório do Curso de Música
Unidade VIII – UFMS

• 05/07/2015 às 20h – Associação de Violão de GO
Centro Cultural de Goiânia

• 06/07/2015 às 15h – Sala LPCM – EMAC
Escola de Música e Artes Cênicas – UFG

• 15/07/2015 às 18:30h- Paróq. São Martinho de Lima
Rua Barão de Limeira, 1683, B. Pioneiros

• 29/07/2015 às 20h- Teatro Prosa SESC Horto
Rua Anhaduí, 200, Centro

Fonte/Portal de Notícias da PMCG

Foto:Arquivo Fundac

Fale com a Redação