12/06/2015 10h30
Reeducandas da Capital participam de curso profissionalizante de maquiador
Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), em Campo Grande, estão participando de um “Curso de Maquiador Profissional”. A capacitação é oferecida por meio do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PSG/Senac), em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Com seis anos de experiência profissional como docente na área, o instrutor Márcio Massad explica que o curso envolve aulas teóricas e práticas, que abordam desde o mercado de trabalho, beleza e moda, a tipos de peles e maquiagens. “Elas têm demonstrado bastante interesse e facilidade em aprender”, afirma o professor.
A detenta Cléia Ramos, 30 anos, é uma das futuras maquiadoras profissionais e está bastante empolgada. Ela garante que quando retornar ao convívio em sociedade quer colocar em prática o que aprendeu. “No ano passado eu participei aqui no presídio do curso de manicure e agora estou aprendendo a maquiar, quero trabalhar nessa área de beleza e começar uma nova vida”, assegura.
Para a diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, a capacitação promove a inclusão social da custodiadas. “Transforma e oferece a oportunidade de um futuro melhor. Além de profissionalizá-las, o cuidado com a beleza aumenta consideravelmente a autoestima e o resultado reflete na boa disciplina delas”, ressalta.
Com duração de 160 horas/aula, a qualificação teve início em maio e prossegue até o dia 26 do mês que vem. O curso conta com a participação de 20 custodiadas.
Fonte/Portal de Notícias do Governo do MS