26/06/2015 09h00
O ‘Som do Coreto’ apresenta nesta sexta Carlos Colman e Forrózen
A Fundação Municipal de Cultura (Fundac) realiza nessa sexta-feira (26), a partir das 19h30, na Praça Cuiabá, o Projeto ‘O Som do Coreto’. O projeto tem o objetivo de aproximar população da arte, levar as pessoas para a praça e valorizar os artistas locais. A Fundac realiza eventos, transformando o coreto em palco para o que há de melhor no cenário musical regional e brasileiro.
O ‘Som do Coreto’ acontece sempre na última sexta-feira de cada mês na Praça Cuiabá, com MPB, Samba de Raiz, Música Regional, Chorinho, Jazz e BluesSem dúvida uma programação imperdível que brinda o campo-grandense com uma musicalidade especial, trazida por artistas já consagrados pelo público.
O clima do evento é de total descontração, onde os amigos se encontram para ouvir boa música e celebrar com excelente astral o começo do final de semana. O ‘Som do Coreto’ já é parte do nosso calendário cultural.
Carlos Colman
Cantor, compositor e instrumentista, Carlos Colman faz parte da geração ‘Prata da Casa’, movimento que lançou os artistas mais expressivos da nossa terra e que edificaram o que hoje é conhecida como música sul-mato-grossense.
Seu repertório é basicamente rural, enriquecido por vários estilos: polcas, chamamés, cateretês, toadas, arrasta-pé e baladas. Já se apresentou nos programas ‘Som Brasil’ da Rede Globo e ‘Empório Brasileiro’ da Bandeirantes, Projeto Pixinguinha e Pixingão.
Presente em todos os eventos representativos do estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Colman já foi ‘gravado’ por mais de 20 artistas, além de ter músicas gravadas em projetos que culminaram em edições discográficas. Carlos Colman tem quatro CD’s editados: Toque na Terra, Trem Caipira, Cantar prá Mim e Sertanejo de Coração.
Forrózen
Com a fiel proposta de mostrar um som dançante, cálido e extrovertido, genuinamente brasileiro (e integrando a cultura nordestina com as tradições sul-mato-grossenses), o Forrózen surgiu em Campo Grande (no ano de 2006) tendo em sua formação os ecléticos e talentosos músicos Zé Bruno, Ricardo Ramalho e Juninho.
Nessa edição do Som do Coreto, a banda conta com a participação especial do músico Renan Nonato na sanfona e Erik Artioli na bateria.
No repertório forrozeado, a banda celebra influências de artistas/grupos como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Trio Nordestino, Trio Virgulino, Anastácia, Sivuca, Amelinha, Santana, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e outros.
O líder do grupo, Zé Bruno, já tinha feito parte de outras duas bandas (uma de rock nacional e outra de reggae). Sobre o Forrozen, ele afirma: “Nossa banda é democrática, e acho que é por isso que vai resistindo numa boa. Desde a adolescência, tocamos e escutamos MPB em geral, por isso, foi atraente incrementar o forró no início; depois, pesquisando e estudando o gênero, notamos que tínhamos muito para aprender, ao tempo em que aperfeiçoamos o estilo e constatamos a ótima aceitação das pessoas”.
Na sua consistente trajetória, Forrózen vem conquistando espaço (e admiradores) nas cidades do nosso Estado de Mato Grosso do Sul, e, em virtude do seu sucesso, já recebeu convites e participou de grandes eventos como: ‘Festival de Inverno de Bonito’ 2013 (fazendo aberturas da banda Dazaranha e cantor Diogo Nogueira), ‘Festival América do Sul’ 2011 (em Corumbá – show de abertura da banda Casuarina), ‘Som da Concha’ em Campo Grande 2012/2013, ‘Projeto CenaSom’ 2013, ‘Festa da Farinha de Anastácio’ (em 2012 – fazendo aberturas da banda Falamansa e de Fagner; e 2013 – abrindo o show da banda Calypso), além do ‘Arraiá do Artesão’ 2013 e apresentações na Feira Central 2011, 2012 e 2013 pela Fundac (PMCG).
Serviço:
‘O Som do Coreto’
Data: Dia 26/06/15 – sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Praça Cuiabá, Rua Dom Aquino esquina com Avenida Duque de Caxias – Ao Lado da Praça das Araras.
O evento conta com praça de alimentação e a entrada é gratuita.
Fonte/Portal de Notícias PMCG