29/06/2015 10h00
Campo Grande amplia o serviço de coleta seletiva de resíduos a partir de hoje
A partir desta segunda-feira (29), o serviço de coleta seletiva de residuos sólidos em Campo Grande receberá uma ampliação significativa. Dos 32 mil domicílios que atende atualmente, em 120 bairros, o serviço passará a contemplar 100 mil residências, o que corresponde ao recolhimento do lixo produzido por 182,6 mil pessoas. O lançamento oficial do programa está marcado para terça-feira (30), no Armazém Cultural, mas os caminhões da Solurb, empresa que presta o serviço, já começam hoje a circular pelos novos bairros atendidos.
Mas para este serviço dar certo, é fundamental a adesão da população. A coleta seletiva de resíduos recolhe o material reciclável produzido nos domicílios. Portanto, cada munícipe precisará fazer a separação dos resíduos secos do lixo orgânico, basicamente plástico, vidro, alumínio, papel (sem uso e seco) e latas. Outros materiais, como pilhas, lâmpadas e baterias, deverão ser devolvidos nos locais de compra (comércio, distribuidores e indústrias, conforme determina a Lei Federal nº 12305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
De uma a duas vezes na semana, um caminhão da Solurb, identificado com a logomarca da coleta seletiva municipal, passará nas ruas dos bairros atendidos, em horário compreendido entre as 7h e as 15h20. O lixo separado deverá ser disponibilizado nas calçadas numa sacola plástica verde, inicialmente distribuída casa a casa pela Solurb, e que será reposta após a coleta.
Todo o material recolhido pela Solurb será entregue aos catadores organizados em cooperativas, que deverão iniciar os trabalhos de seleção do material reciclável na primeira quinzena de julho, na unidade da Usina de Triagem de Resíduos (UTR), construída no bairro Dom Antônio Barbosa.
Para conhecer as regiões atendidas, basta conferir o mapa abaixo. A região em verde claro é onde a coleta acontece até o dia 28 de junho. A região em verde escuro corresponde à ampliação, que tem início na segunda-feira (29). Basta clicar na localidade para ser informado do dia e horário que o caminhão especial da Solurb circulará na região.
Fonte/Portal de Notícias da PMCG