03/07/2015 09h30
Sesau amplia atendimento de vacinação para o fim de semana
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) estará com quatro salas de vacinação para atender a população que precisa atualizar o calendário básico vacinal nesse período em que as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas devido à greve dos enfermeiros. As UBSs que estarão abertas são: Tiradentes, Coronel Antonino, Nova Bahia e Guanandi. O atendimento será das 7h às 17h, sem intervalo, por meio de distribuição de senha.
No dia 22/06, o órgão Especial do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (TJMS) concedeu tutela antecipada ao município, determinando o retorno imediato de 80% dos profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde ao trabalho. Mas até agora a categoria continua em greve.
“A maior preocupação da Sesau é garantir o cumprimento do calendário básico vacinal e também dar continuidade na Campanha de Vacinação contra a Gripe”, conta a gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Kanaoka.
No último final de semana (27 e 28/6), com duas salas de vacinas disponíveis, a Sesau imunizou 602 pessoas com mais de 1,6 mil doses entre atualização do calendário básico vacinal e campanha contra a gripe. “Conseguimos vacinar um grande número de pessoas, mesmo com a demanda acima da esperada, pois apareceram diversas pessoas que estavam com vacinas atrasadas há meses ou que, de alguma forma, se equivocaram sobre do que se tratava o atendimento – como por exemplo, pessoas fora do grupo de risco procurando imunização contra a gripe”, explica a Diretora de Assistência à Saúde, Ana Paula Rezende.
Ana Paula pondera ainda que as quatro salas de vacina estarão atendendo aos finais de semana a demanda de 63 unidades básicas de saúde e que a Secretaria estará organizando da melhor forma possível para que não haja tumulto.
Campanha contra a Gripe
No último balanço, a campanha contra a gripe atingiu 81% (151.516) das 185.592 pessoas consideradas como prioridade pelo Ministério da Saúde. Dos grupos de risco, a cobertura entre gestantes (57%) e crianças (65%) ainda não atingiram a meta.
“Os grupos de risco existem, pois essa população apresenta maior vulnerabilidade e facilidade em desenvolver agravos de saúde. A nossa preocupação é, principalmente entre gestantes e crianças, que também são bastante vulneráveis às complicações causadas pela gripe influenza, e que são os grupos que menos procuraram a vacina”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luciana Miziara.
Serviço
O atendimento acontece no sábado e domingo (4 e 5/07) das 7h às 17h, nas UBSs Tiradentes – Avenida José Nogueira Vieira – s/n – Bairro Tiradentes; Coronel Antonino – R. Dr. Meireles, s/n – Bairro Cel. Antonino (Ref. Próximo ao Corpo de Bombeiros); Nova Bahia – Av. Sr. do Bonfim, s/n – Bairro Nova Bahia; e R. Cora, s/n – Guanandy.
Serão disponibilizadas vacinas contra a gripe e as demais que fazem parte do calendário básico vacinal.
Fonte/Portal de Notícias da PMCG