25.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de novembro, 2024
spot_img

MS encerra junho com pouco mais de 1% da safrinha de milho colhida

03/07/2015 11h00

MS encerra junho com pouco mais de 1% da safrinha de milho colhida

G1/MS

Relatório do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), aponta que a colheita da safrinha de milho do ciclo 2014/2015 avançou lentamente no estado na última quinzena de junho, atingindo até o dia 26, somente 1,3% das áreas semeadas, que totalizaram 1,560 milhão de hectares.

A colheita foi iniciada timidamente por volta da metade do mês por produtores de Aral Moreira. No dia 25, a Aprosoja/MS fez a abertura oficial em uma propriedade rural de Campo Grande. No entanto, técnicos da entidade apontam que em razão dos atrasos no plantio da cultura, provocados pela demora no cultivo e colheita da soja, que os trabalhos devem se intensificar a partir da segunda metade de julho.

Conforme os dados do Siga, até o dia 26, a colheita estava mais acelerada nos municípios das regiões sudeste e sudoeste do estado, onde a média de áreas colhidas ficavam em torno dos 2%. Na época, o município que estava mais acelerado era Caarapó, com 8%, enquanto produtores de cidades como Dourados, Fátima do Sul, Juti, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Vicentina, ainda não haviam iniciado a colheita.

Já no centro e norte do estado apenas quatro municípios haviam iniciado a colheita do cereal até o dia 26 de junho: Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica e Sonora. A média de áreas colhidas era até está data de 0,5% do total cultivado.

Safrinha de milho avançou lentamente no estado na última quinzena de junho, atingindo somente 1,3% das áreas semeadas, que totalizaram 1,560 milhão de hectares - Foto: Arquivo/Ademir Almeida

Fale com a Redação