25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 18 de novembro, 2024
spot_img

Revitalização já alcança terceiro terminal de ônibus

14/07/2015 09h00

Revitalização já alcança terceiro terminal de ônibus

As obras de revitalização dos terminais de ônibus de Campo Grande já chegaram ao terminal General Osório, o terceiro de um total de nove unidades. Na última semana, foi realizada a “limpeza grossa” no local, etapa inicial da revitalização e que também serve de diagnóstico das intervenções a serem realizadas. E de acordo com as equipes de manutenção, todo o material já foi providenciado, faltando apenas a execução.

Os outros dois terminais, Morenão e Bandeirantes, continuam com equipes de manutenção, mas em suas atividades finais. De acordo com o engenheiro Alexandre Luiz dos Santos Soares, que chefia a estafe, o terminal do Morenão está com 98% da revitalização concluída, faltando apenas alguns detalhes hidraulicos, enquanto o Bandeirantes avançou para 80%. “São terminais de ônibus bastante grandes, requerem mais tempo. Mas a média das nossas intervenções para as próximas unidade continua estimadas em 10 dias”, explica. Para garantir ainda mais agilidade, as equipes receberam reforços, de 12, agora somam 20 trabalhadores. “Não estamos fazendo meramente uma pintura. O trabalho está sendo bem executado, com zelo e precisão, para que durem mais”, afirma o engenheiro.

As melhorias nos terminais consistem basicamente em serviços como pintura, reparos elétricos e hidráulicos, reformas de banheiros públicos (com troca de louças danificadas, barras de acessibilidade, descargas danificadas e reforço de segurança de portas e ventilações), substituição e colocação de torneiras danificadas e furtadas, manutenção de bebedouros, colocação de proteção contra vandalismo e despichação de azulejos e cerâmicas.

Quem frequenta diariamente os terminais já nota as mudanças. “Foram bem rápidas, porque ontem não estava todo pintado assim. É bom ver que o lugar está sendo cuidado. Fica mais bonito, não parece mais um lugar onde a gente se sinta vulnerável”, relata Rafael Fidelis, estudante, que todos os dias frequenta o terminal Bandeirantes.

As estudantes Giane Maciel e Janaína dos Santos também perceberam as mudanças. “Vi que o banheiro está novinho e que tiraram as pichações. Está ficando muito bom”, diz Giane. “Mas tomara que as pessoas conservem. Não adianta nada pintar tudo para no dia seguinte vir alguém e pichar”, diz Janaína.

Mais segurança

Além das intervenções de ordem estrutural, os terminais de ônibus também estão mais seguros. A Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp) disponibiliza atualmente de dois a três guardas municipais nos terminais, 24h por dia, sete dias por semana. Além disso, a Assetur também está instalando câmeras de segurança que irão registrar não só a ação de pichadores, mas outros crimes que possam ocorrer nas dependências dos terminais. “Agora dá até pra ficar mechendo no celular, antes eu tinha medo. Segurança é sempre muito importante, é bom ver esse investimento”, descreve a cabeleireira Vanessa Ciriaco.

Quase 100% dos reparos a serem efetuados pela Prefeitura nos terminais são causados por vandalismo. O cidadão pode contribuir no combate á esta prática: independente do local, quem presenciar atos de vandalismo deve fazer sua parte acionando a Guarda Municipal tanto pessoalmente por meio dos telefones gratuitos 199 ou 153.

Fonte/Portal de Notícias da PMCG

Foto:Denilson Secreta

Fale com a Redação