16/07/2015 09h00
Prefeitos voltam a Brasília dia 5 por avanço do pacto federativo
Com CNM
A primeira mobilização mermanente deste ano está marcada para o dia 5 de agosto. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Assomasul convidam os prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e demais agentes municipais a estarem em Brasília, no Congresso Nacional, para buscar o avanço das matérias que promovem mudanças no pacto federativo.
O presidente da Assomasul, Juvenal Neto, tem participado de todos encontros em favor dos interesses dos municípios.
O tema ganhou notoriedade nesta Legislatura e foi abordado na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio. A partir de então, Câmara e Senado instalaram comissões especiais para analisar e votar proposições relacionadas ao pacto.
Essas comissões têm avançado com as matérias. A maioria, tanto na Câmara quanto no Senado, não impacta negativamente as contas da União. Por isso, têm grandes chances de serem aprovadas.
Com a mobilização, os municipalistas vão reforçar a urgência desses projetos. Eles podem ajudar os prefeitos a fecharem as contas, em 2016 – último ano de mandato dos atuais gestores. Além de corrigir desigualdades na repartição de recursos.