06/08/2015 06h30
MS terá quinta-feira ensolarada e com baixa umidade do ar, aponta Inmet
Umidade do ar deve atingir 20%, índice que oferece riscos à saúde.
Calor permanece no estado e máxima pode chegar a 36°C.
G1/MS
Mato Grosso do Sul terá tempo ensolarado e com baixa umidade relativa do ar na quinta-feira (6), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os ventos estarão fortes, com rajadas eventuais, e os termômetros devem chegar a 36°C em algumas áreas.
Segundo o Inmet, a umidade do ar pode chegar a 20%, considerada como “perigo potencial” e oferecendo um leve risco à saúde.
Em Campo Grande, as temperaturas podem oscilar de 18°C a 32°C. No oeste, em Ladário, a mínima será de 19°C e a máxima de 35°C. No leste, em Três Lagoas, mínima de 18°C e máxima de 34°C. Em São Gabriel do Oeste, no centro-norte, os termômetros oscilam entre 17°C e 36°C. Em Caracol, na região sudoeste, e em Dourados, no sul, os termômetros ficam entre 16°C e 33°C.
Danos à saúde e ao meio ambiente
De acordo com o Inmet, a baixa umidade do ar causa problema à saúde e danos ao meio ambiente, como: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e incêndios em pastagens e florestas.
Cuidados a serem tomados
O Inmet também informou que é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente (com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc.), sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e ingerir água à vontade.
É necessário também manter a casa arejada, evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras, evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos, colocar as roupas típicas de inverno (blusas de lã, cobertores etc) no sol, não fumar em ambientes fechados e evitar permanecer em cômodos úmidos e fechados.