22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 20 de novembro, 2024
spot_img

CG 116 ANOS: Abertura dos Jogos indígenas acontece neste domingo 9h no Parque Jacques da Luz

15/08/2015 15h00

CG 116 ANOS: Abertura dos Jogos indígenas acontece neste domingo 9h no Parque Jacques da Luz

CG Notícias

A 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Campo Grande será realizada neste fim de semana na Capital, iniciando sábado (15), com as competições de voleibol na Praça Belmar Fidalgo, e no domingo (16), no Parque Jacques da Luz Filho, nas Moreninhas, onde as disputas continuam nas modalidades de futebol, lança, arco e flecha, cabo de guerra e atletismo. A abertura oficial está prevista para às 9h. Os Jogos vão envolver as etnias indígenas Terena, Guató, Guarani-kaiowá e Kadiwéu.

De acordo com o Diretor da Funesp, Leocy Marinho, os Jogos são fundamentais para a integração entre os povos indígenas, além de promover o esporte. “Nossa expectativa é fomentar a atividades esportivas entre os povos indígenas e proporcionar esporte, lazer e confraternização entre povos indígenas e a população que prestigiará o evento, além de promover a integração entre as equipes, aldeias e comunidades indígenas”.

O evento faz parte do 1º Festival Cultural indígena, que terá como atração o Encontro de Anciãos, Anciãs e Pajés Indígenas de Campo Grande, organizado pela Subcordenadoria de Assuntos Indígenas, que visa promover o encontro entre gerações, como forma de transmitir valores culturais e históricos dos povos tradicionais indígenas residentes no Município e acontecerá no Memorial da Cultura Indígena, Marçal de Souza, sábado às 8h.

Conheça as delegações dos Jogos:

1 – Comunidade Estrela do Amanhã
2 – Comunidade São Jorge da Lagoa
3 – Comunidade Darcy Ribeiro
4 – Kadiwéu
5 – Comunidade Tarcila do Amaral
6 – Comunidade Água Bonita
7 – Comunidade Jardim Inápolis
8 – Feira Indígena
9 – Aldeia Marçal de Souza
10 – Comunidade Santa Mônica
11 – Comunidade Jardim Anache
12 – Comunidade Vivenda do Parque
13 – Estudantes e acadêmicos indígenas

indígenas Terena, Guató, Guarani-kaiowá e Kadiwéu.

Fale com a Redação