20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 27 de setembro, 2024
spot_img

Santa Casa esclarece sobre doação de leite humano em tempo de Covid-19

Até o presente momento, o vírus que causa a Covid-19 não foi encontrado em amostras de leite humano.

19/05/2020 18h53
Por: Redação

Hoje (19), no Dia Nacional de Doação de Leite Humano, esclarecemos sobre esse ato que continua sendo uma maneira segura de ajudar o próximo no período de enfrentamento à COVID-19. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebês, em especial, aos recém-nascidos de baixo peso, como no caso de pacientes atendidos pela Santa Casa de Campo Grande.

Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções. Recomenda-se que, nesse período, todas as mães, especialmente, as doadoras amamentem usando máscara facial, cobrindo completamente nariz e boca e lave as mãos por 20 segundos antes de tocar o bebê ou extrair o leite materno. Até o presente momento, o vírus que causa a COVID-19 não foi encontrado em amostras de leite humano.

Entretanto, é contraindicada a doação de leite materno por mulheres com sintomas compatíveis com síndrome gripal, infecção respiratória. A contraindicação é estendida, também, a mulheres que entram em contatos domiciliares com pacientes de síndrome gripal.

Para muitas mães que amamentam, a produção excessiva de leite está entre os relatos mais frequentes de mamas cheias, o que gera desconforto entre as mamadas e, neste caso, algumas optam por ajudar a salvar vidas com o leite não consumido pelo seu bebê. Para doação, as mães devem entrar em contato pelo número 3322-4174, onde serão fornecidas todas as informações.

No primeiro quadrimestre de 2020, o Banco de Leite Humano, Irmã Maria José Machado, registrou uma média/mês de 63 litros de leite de doadoras que não precisaram sair de casa, pois o banco possui uma equipe especializada que busca as doações nas casas, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Além disto, o hospital fornece para as mães doadoras frascos, máscaras, luvas, toucas e tudo que for necessário para fazer a coleta sem nenhum custo.

É importante ressaltar que todas as doações de leite humano recebidas no hospital são baseadas em cadastros atuais das doadoras e em exames de sorologia feitos no primeiro e no último trimestre da gestação. Além disto, toda coleta de leite materno externo é feita a pasteurização do mesmo antes de ser disponibilizado aos bebês, o que garante a qualidade e a segurança do processo.

Santa Casa esclarece sobre doação de leite humano em tempo de Covid-19

Fale com a Redação