Blitz da Lei Seca realizada na noite de sábado (13) e madrugada deste domingo (14), na Avenida Afonso Pena, em frente ao shopping, na Capital, flagrou 16 motoristas embriagados. Foram realizados 160 testes de bafômetros.
A operação foi realizada pelo Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran) com apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).
No balanço divulgado pelo BPTran, o teste do bafômetro pegou um motorista com teor alcoólico acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Outros 15 condutores se recusaram a realizar o teste.
Na blitz, ainda foram flagradas dirigindo sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), uma com o documento suspenso e duas com a carteira vencida.
Penalidades por embriaguez
O motorista é preso quando apresenta mais de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro (bafômetro). Ele é punido com multa de R$ 2.934,70. O condutor também tem a carteira de habilitação recolhida e passa por processo de cassação da licença. A pena é de detenção de seis meses a três anos.
Quando a quantidade de álcool detectada for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa. Nos dois casos, o motorista pode ter o veículo retido, caso não haja pessoa habilitada no momento para conduzir.