Está em construção a Estação de Tratamento de Esgoto, entre outras ações que irão proporcionar mais saneamento ao município
Em Anaurilândia, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), está investindo recursos próprios na Estação de Tratamento de Esgoto lagoa, com capacidade de tratar 20 litros de material bruto por segundo, e com eficiência.
Também fazem parte dessa frente de trabalho, a construção de uma elevatória de esgoto tratado, 1.287m de emissário, 3.270m de rede coletora de esgoto, 424 ligações domiciliares de esgoto, laboratório entre outras melhorias. As obras estão quase concluídas, 86%.
O valor de investimentos é de R$ 3,9 milhões de reais da própria empresa.
A atual gestão do Governo do Estado, por meio da Sanesul, vem investindo R$ 7,1 milhões em obras de ampliação do Sistema de Esgotamentos Sanitário no município de Anaurilândia, com o objetivo de aumentar a cobertura do serviço de coleta e tratamento para toda a população.
A ETE é uma unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
Outros investimentos
O ano promete ser de grande desenvolvimento na área de saneamento em Anaurilândia, que é um dos municípios contemplados com recursos provenientes do programa Avançar Cidades em 2019, viabilizado pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul junto à Caixa Econômica Federal.
O projeto elaborado pela Sanesul prevê a construção de mais 13,4km de rede coletora de esgoto e 764 ligações domiciliares. O início dessas obras será divulgado pela empresa nos canais oficiais.