O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, recebeu na manhã desta sexta-feira, 8, diretores da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), oportunidade em que a os produtores debateram com o chefe do executivo estadual, demandas em relação a movimentação de animais puros registrados nas barreiras dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais, principalmente.
Para o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, o MS é um Estado referência no Brasil no uso de tecnologias que facilitam a emissão de notas e o trânsito de animais. “Só temos a agradecer o tratamento e o canal aberto que o governo deixou para que novas tratativas sejam feitas de forma a trazer soluções”, resumiu o dirigente.
Para o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, é importante que as entidades tragam essas pautas para o debate com o governo. “São problemas relativos ao trânsito de animais registrados, produtores de genética. São questões que passam por ajustes de sistema, que podem ser corrigidos e que esses animais possam não ser tributados ou que fiquem parados em barreiras”, explicou.
Na oportunidade, Gabriel Garcia Cid entregou o convite oficial para que o governador Eduardo Riedel participe da abertura oficial da Expozebu 2025, que acontece em Uberaba (MG) no dia 26 de abril.
O encontro de lideranças com o governador Eduardo Riedel aconteceu no receptivo oficial do Parque Estadual do Prosa, no Parque dos Poderes.