O Núcleo de Práticas em Engenharia de Software (NES) da Faculdade de Computação (Facom) está com processo de seleção aberto para novas propostas de desenvolvimento de softwares. Pessoas físicas das comunidades interna e externa podem inscrever suas sugestões até 16 de fevereiro de 2025 nesta página.
“O Núcleo é um instrumento da Facom na lapidação da formação dos nossos estudantes de Engenharia de Software. A unidade faz com que os estudantes se insiram de forma intensa no uso inteligente da Engenharia de Software. Temos um conjunto discente e um corpo docente de excelência, com formação específica em diversas disciplinas da área. E o NES traz a proximidade com a sociedade e com domínios complexos para resolvermos problemas por meio de soluções de software”, ressalta a diretora a Faculdade, Liana Duenha.
“Os estudantes que concluem sua formação passando pelo NES dispõem de portfólio, decisões resilientes e, realmente, se inserem no mercado e no ambiente acadêmico não somente como desenvolvedores, mas como engenheiros”, explica. Não somente a comunidade universitária, mas qualquer pessoa pode apresentar uma proposta, desde que atenda aos requisitos. “Esperamos submissões da comunidade interna da UFMS, de todas unidades, se possível, e da comunidade externa. Soluções que envolvam plataforma web e aplicativos móveis. Além disso, contamos com a ressubmissão de projetos que já estiveram dentro do Núcleo. Queremos trazer os proponentes do projeto para dentro do ambiente produtivo e saudável Facom do NES”, acrescenta Liana.
Se por um lado o NES contribui para resolver problemas e estabelecer uma proximidade com a sociedade, por outro, fortalece a formação profissional dos estudantes. “O papel do Núcleo é muito importante para formarmos profissionais de excelência, socialmente conscientes e preparados para os avanços tecnológicos e científicos, capazes de criar e aplicar novas tecnologias para o bem estar da sociedade”, destaca a diretora da Facom.
O Núcleo
De acordo com o técnico em Tecnologia da Informação da Facom Lucas Henrique Alves Borth, o NES já tem 50 projetos de software desenvolvidos e 229 estudantes já passaram pelo Núcleo. “Temos 62 registros de software feitos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, 15 editais publicados, 82 proponentes e 12 professores que já passaram pelo NES. No geral, posso dizer que a participação dos estudantes no NES é extremamente positiva e participativa, buscam entender de fato o que os proponentes precisam para entregarem o melhor produto que conseguem no tempo proposto, tendo a chance de por em prática todos os conceitos aprendidos ao longo da graduação em Engenharia de Software, e também, motivados com o entendimento que dali sairá um produto real, que será usado no dia a dia”, diz.
Na avaliação do técnico, a participação dos estudantes no NES é extremamente positiva e participativa. “É possível observar ao início das atividades um leve receio dos estudantes em começarem a trabalhar dentro do NES, sendo para maioria, a primeira experiencia com um produto real, e vejo que isso ao mesmo tempo é um dos pontos fortes. O NES simula as atividades em equipe com diferentes papéis, funções e desafios, com entregas interativas e constantes, aplicando a interdisciplinaridade. É notável a desenvoltura e maturidade que os alunos adquirem com essas práticas, lidando tanto com questões técnicas e gestão humana, que por fim, resulta em uma melhora de desempenho”, enfatiza Lucas Borth.
O Núcleo possui uma comissão que rege a gestão do laboratório e da disciplina, formada pela presidente Jane Dirce Alves Sandim Eleutério, a vice-presidente Vanessa Araújo Borges, a coordenadora Jucele França de Alencar Vasconcellos, e mais três professores Hudson Silva Borges, Débora Maria Barroso Paiva e Maria Istela Cagnin Machado. Além dos docentes, atuam no Núcleo três técnicos: Lucas Henrique Alves Borth, Thiago Edgar Bauce Venancio e Loester Kiyoshi Teruya, que administram, acompanham e supervisionam os estudantes dentro do laboratório em suas atividades.
O laboratório possui cinco estações para acomodar cinco equipes por turno, sendo vespertino e noturno, com total de 29 máquinas utilizadas pelos estudantes para executar as atividades de desenvolvimento de software, além de quadros, ambiente virtuais, contato direto com professores e parceiros, além de recursos externos, como servidores da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação para ambientes de homologação e serviços de software; auxilio de registro por meio da Agência de Inovação; e demais materiais e recursos computacionais em parceria com os próprios proponentes de software.
O edital com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser conferido abaixo. Em caso de dúvidas, pode-se encaminhar as mesmas para o e-mail [email protected]