29/06/2015 12h30
Ação conjunta apreende 6 carros e 5 toneladas de maconha na fronteira
Uma ação conjunta que envolveu o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), a Polícia Militar de Amambai e a Polícia Civil de Coronel Sapucaia, resultou a recuperação de seis carros, a maior parte desses roubados, na prisão de sete pessoas por tráfico de drogas e associação para o tráfico e na apreensão de 5 mil e 94 quilos de maconha, nessa sexta-feira, 26 de junho, em Amambai, na região de fronteira com o Paraguai.
A operação teve início quando uma equipe do Departamento de Operações de Fronteira realizava barreira na rodovia MS-289, trecho que liga Amambai a Coronel Sapucaia e tentou abordar para averiguação os veículos, que seguiam em comboio.
Um Kia Optima, com branca, que seguia na frente do comboio, conseguiu furar a barreira e fugiu em alta velocidade em direção a Amambai.
Um Fiat Strada e outro dois carros, todos carregados com maconha, foram apreendidos no local e um Honda Civic, também carregado de drogas, que vinha logo atrás, tentou escapar adentrando em uma estrada vicinal, mas acabou apreendo pelo DOF, porém os ocupantes, dois indivíduos, conseguiram fugir se embrenhando em uma mata.
Em relação ao Kia Optima, que havia furado a barreira, os policiais do DOF solicitaram apoio da Polícia Militar de Amambai e uma equipe da 3ª Companhia Independente montou barreira na entrada da cidade e conseguiu interceptar o veículo em fuga.
Segundo a PM, ao notar a barreira, o motorista do Kia fez o contorno e tentou voltar pela MS-289 no sentido a Coronel Sapucaia, mas o carro, que tinha como ocupantes, Eurípedes Pires da Silva, de 33 anos e Thiago Dias de Souza, de 19 anos, ambos moradores em Goiânia, estado de Goiás, acabou alcançado e apreendido.
Em vistoria no interior do veículo, os policiais militares encontraram 1.100 quilos de maconha, rádio transmissor e umas espécies de estrelas feitas com pregões e ferros de construção, que se segundo a Polícia Militar, seriam armadilhas para serem jogadas no asfalto em caso de perseguição, para virar os pneus da viatura policial.
À reportagem do site A Gazetanews, a dupla disse que havia pegado o Kia Optima com a droga em Coronel Sapucaia e receberia R$ 12 mil reais para levar o carro com a droga até a cidade de Goiânia.
O motorista do Honda Civic, que tentou fugir, mas acabou apreendido pelos policiais do DOF, também acabou preso no final da tarde por uma equipe da Polícia Civil de Coronel Sapucaia.
Segundo o delegado titular da cidade da fronteira, Dr. Roberto Duarte Faria, ele e um investigador retornavam de Amambai, onde haviam participado de uma reunião do GGIFron (Gabinete de Gestão Integrado de Fronteira) para Coronel Sapucaia, quando se depararam como o indivíduo andando a pé pela rodovia.
Segundo a Polícia Civil, ao ser indagado o acusado teria confessado que havia abandonado o Honda com a droga após escapar da barreira do DOF.
Um casal, que seguia com um veículo Pólo, e seria o batedor do comboio com a droga, foi preso em Caarapó e trazido para Amambai.
A mulher teria relatado que apenas estava de carona no veículo e tal versão teria sido confirmada pelo motorista do Pólo. A polícia apura o caso.
Fonte/Dourados News