27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 2 de janeiro, 2025
spot_img

Adriane Lopes se reúne com vereadores do PP e Avante para definir lideranças na Câmara

Nesta segunda-feira (30), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), se encontrará com vereadores dos partidos Progressistas (PP) e Avante para definir os nomes que ocuparão cargos de liderança e a mesa diretora da Câmara Municipal. O encontro ocorre após a desistência do vereador Beto Avelar (PP) de concorrer à presidência da Casa, devido à falta de apoio suficiente para registrar sua chapa.

Em entrevista, o vereador Papy (PSDB) confirmou a desistência de Avelar, mas fez questão de esclarecer que a saída não foi forçada. “Desistiu não é a palavra exata, na realidade, é um entendimento para o consenso”, ponderou. Papy também garantiu que o PP continuará com espaço na chapa, embora não tenha especificado quais cargos ainda estão disponíveis.

O vereador Maicon Nogueira (PP), que assumirá seu primeiro mandato, afirmou que a prioridade do partido é o consenso. “Estamos buscando um entendimento para compor a chapa de forma harmônica”, disse Nogueira. Delei Pinheiro (PP), vereador reeleito, destacou que o objetivo da reunião é justamente discutir a participação do PP na mesa diretora. “A prefeita, por ser presidente do partido, terá um papel importante nesse processo”, comentou.

Com a saída de Avelar da disputa pela presidência, o PP, em princípio, não ocupará cargos de destaque na mesa diretora, já que as principais funções foram preenchidas por outros partidos. Papy (PSDB) assumirá a presidência, Carlão (PSB) foi eleito primeiro secretário e André Salineiro (PL) ocupará a vice-presidência.

Desafios na liderança

O cargo de líder da Câmara Municipal tem sido um desafio nos últimos anos, com dificuldades para se reeleger, como aconteceu com ex-líderes como Alex do PT e Chiquinho Telles, que não conseguiram renovar seus mandatos. Avelar, que ocupa o cargo de líder da Casa, havia sinalizado que não seguiria na função, focando na candidatura à presidência. Ele esperava contar com o apoio da prefeita para garantir os votos necessários, mas não obteve o respaldo esperado.

Agora, com a desistência de Avelar, a liderança ficará a cargo de um novo nome, o que representa um novo desafio para Adriane Lopes. A prefeita terá que negociar e convencer Avelar a reconsiderar sua decisão, uma vez que o vereador se mostrou desapontado pela falta de apoio. Avelar indicou Maicon Nogueira como possível sucessor, mas até o momento a prefeita não discutiu oficialmente essa possibilidade com ele.

A definição do novo líder será crucial para o fortalecimento da base de apoio da prefeita na Câmara Municipal e o sucesso da gestão nas próximas fases do governo.

Fale com a Redação