Entenda se há um melhor horário para abastecer e evitar a evaporação da gasolina ou etanol de seu carro
Muita gente se pergunta se o ar-condicionado no máximo interfere no consumo de combustível ou se há um melhor horário para abastecer para economizar, por exemplo. É nesse mesmo sentido que muitos motoristas também se questionam se é verdade que o etanol ou a gasolina podem evaporar no tanque do carro.
Antes de explicarmos se é mito ou verdade tal afirmação, vale lembrar que a evaporação é a passagem do estado líquido para o gasoso, de forma lenta. Na prática, o que pode acelerar tal processo é a energia. Ou seja, quanto mais rápido ocorrer o aquecimento do líquido, mas rápido também será a evaporação.
Por isso, muita gente acredita que com o etanol ou a gasolina, a situação é semelhante: o líquido está em um tanque que, com o calor, pode lentamente evaporar. Mas será mesmo que é assim que funciona?
Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, explica ao site Autoesporte que a legislação ambienta cuida da evaporação dos combustíveis nos taques desde os anos 1990. Na época, se começou a ter uma preocupação acerca da redução de emissões de gases poluentes. E é justamente por isso que já existe uma solução para o problema.
“Os automóveis contam hoje com um filtro que recebe as frações leves que se formam nos tanques, reconduzindo-as para que ocorra a queima na câmara de combustão. Esse filtro se chama cânister. Portanto, as perdas por evaporação nos automóveis produzidos desde então são consideradas insignificantes, desde que o cânister esteja em perfeitas condições de funcionamento e manutenção” detalha o especialista ao Autoesporte.
Cânister
Gilberto também destaca, à mesma fonte, que aquele hábito de pedir para o frentista completar o tanque até quase derramar combustível prejudica o funcionamento do filtro. Isso porque o excedente fará com que o combustível circule dentro do cânister. E, na verdade, o filtro existe apenas para a circulação de vapor. Encher o taque além do limite indicado pode aumentar as emissões de gases e o aumento do consumo do veículo.
Postos de combustíveis
Já quando se trata dos tanques dos pontos de combustíveis, essa evaporação é ainda menor, beirando a zero. Os tanques ficam embaixo da pista de circulação de veículos, o que garante que a variação de temperatura seja mínima, uma vez que há o contato direto com a terra do subsolo. Assim, não há perdas mensuráveis por evaporação nos postos de serviços.
*Com informações de Autoesporte via News Motor