O prefeito Alan Guedes acaba de chegar para a inauguração do Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) Sebastiana Vieira Soares, construído no bairro Parque das Nações I. O espaço educacional vai ocupar uma área de 1.200 metros quadrados e disponibilizar inicialmente 90 vagas em cada turno, em uma estrutura ampla, com refeitório, cozinha, nove salas de aula com berçário, uma sala de tecnologia e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais.
“Conseguimos nestes 100 dias destravar os recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/FNDE e hoje entregamos o CEIM equipado e pronto para receber as crianças”, declarou o prefeito ao EnfoqueMS na sua chegada, que ainda ponderou: “Obra parada é recurso público desperdiçado”, disse.
A Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera de vagas na educação infantil através de convênios com instituições privadas. A intenção é com a ativação deste e de outros CEIMs já prontos é manter parte das vagas com a iniciativa privada e absorver nestas unidades parte da demanda por vagas. O fato de já no início de gestão o prefeito conseguir zerar a fila de espera deve ser destacado, pois a disponibilização de creches facilita a vida da mulher mãe de crianças pequenas no que tange à inserção no mercado de trabalho.
A maioria das vagas é em horário comercial, o que acabava por ‘empurrar’ essas mães para o subemprego, pois muitas não tinham com quem deixar seus filhos no horário em que não estão.
Além do prefeito, participam da solenidade o vice-prefeito Guto Moreira; a secretária municipal de Educação, Ana Paula Benites, que destacou também em entrevista ao EnfoqueMS, a importância das mães terem um lugar seguro para deixarem seus filhos e o fato das crianças terem acesso à aprendizagem desde bebês, já que são acompanhadas por professores desde o berçário. Tembém estiveram presentes: Vereadores, dentre eles o presidente da Câmara Laudir Munaretto, e outros integrantes da Prefeitura.
As designações de alunos começam já na segunda-feira, com preferência para as crianças da região conhecida como Grande Parque das Nações mas que pode receber também crianças de outras regiões.
Texto e foto: Rozembergue Marques