O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas amarelos, de perigo potencial, devido à previsão de chuvas intensas para todo Mato Grosso do Sul. Segundo o órgão, a possibilidade é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Dois avisos seguem até amanhã (23) às 10h, enquanto o terceiro, nas regiões leste e sudoeste do estado, vai até às 21 horas de hoje, englobando as cidades de Amambai, Batayporã, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.
A meteorologia explica que essa condição ocorre devido à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina e o Paraguai, aliado a um cavado meteorológico. Além disso, o avanço de uma frente fria contribui para a formação de instabilidades atmosféricas.
O Inmet reforça a importância de seguir as recomendações de evitar abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e também, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).