26.8 C
Campo Grande
terça-feira, 22 de abril, 2025
spot_img

Andarilho encontra artefato bélico em Corumbá; Bope é acionado para detonação controlada

A descoberta de um artefato bélico na calçada de uma residência em Corumbá, a 427 quilômetros de Campo Grande, mobilizou forças de segurança na tarde desta segunda-feira (21).

Andarilho encontra artefato bélico em Corumbá; Bope é acionado para detonação controlada

O objeto, com aproximadamente 40 centímetros de altura e 11 centímetros de diâmetro, foi encontrado por um andarilho, dentro de uma caixa de madeira, que alertou moradores da região. Em seguida, a Polícia Militar foi acionada.

Diante do risco potencial, a área onde o artefato foi localizado — um quadrante entre as ruas Paraná, Ciríaco Tolêdo, José Fragelli e Edu Rocha — foi isolada pela PM como medida preventiva. Equipes da Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) e da Guarda Civil Municipal deram apoio na contenção do tráfego e manutenção do perímetro de segurança até a chegada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), por volta das 18h15.

Andarilho encontra artefato bélico em Corumbá; Bope é acionado para detonação controlada
(Foto: Leonardo Cabral/Diário Corumbaense)

O artefato apresentava sinais de oxidação e não possuía inscrições numéricas visíveis. Após análise técnica, especialistas do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) realizaram uma detonação controlada com uso de contracarga — procedimento padrão para verificar a presença de carga ativa e neutralizar eventuais riscos. A operação confirmou que o objeto estava estável e podia ser removido com segurança.

A remoção foi feita pelos próprios policiais, encerrando a operação sem incidentes. O caso será registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, que agora ficará responsável pelas investigações para determinar a origem e natureza do artefato.

Fale com a Redação