21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 16 de setembro, 2024
spot_img

Aos 55 anos, aluna do Senar/MS assina RG pela primeira vez na vida

Identidade! Foi o que Lucimar Crispim conquistou através do Senar/MS. Ela cresceu analfabeta por conta das dificuldades impostas pela infância e adolescência no campo. Barreiras geográficas e comunicacionais a impediram de concretizar o desejo de frequentar a escola. Hoje, aos 55 anos, após participar do Programa Despertando, realizou o sonho de ser estudante e, literalmente, documentou a transformação emitindo pela primeira vez em sua vida a carteira de identidade com assinatura própria.

Essa é a história do #TransformandoVidas desta sexta-feira (6), confira:

“Antes eu só assinava apertando o dedo, era vergonhoso. O que eu aprendi a escrever primeiro no Despertando foi meu nome. Fiquei muito contente, muito feliz. Depois, fiz minha identidade com minha própria assinatura. A vida toda eu vontade de estudar para aprender a ler. Agora meu sonho é fazer um curso de culinária e de crochê”, conta a aluna do Senar/MS.

Os próximos passos de Lucimar para alcançar os objetivos de vida estão planejados. A pretensão é continuar estudando. Ela se inscreveu para a próxima etapa do programa e as aulas devem iniciar até o final de setembro.

Despertando – O programa tem carga horária presencial de 243 horas por etapa, com aproximadamente 81 dias úteis de duração, com encontros três vezes na semana, em turma de no máximo 10 alunos. O Despertando é dividido em duas etapas: Inicial – para introdução da leitura e escrita da língua portuguesa e noções de cálculos matemáticos básico. E a Intermediária, que aprimora conhecimento na interpretação e produção de texto e cálculos matemáticos um pouco mais complexos.

Nas duas etapas são desenvolvidos temas complementares, que abordam consciência da saúde física e mental, valorização da cultura do nosso estado, além de debate e divulgação de assuntos referente ao Agro.

Para saber mais procure o sindicato rural do seu município.

Fale com a Redação