Um grupo de sem terras, formado por cerca de 60 pessoas, tentou ocupar uma propriedade particular na cidade de Dourados no domingo (19). O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPMChoque) esteve no local, mas não houve confronto.
Segundo o site local Dourados News, o grupo ligada à FCL (Frente Camponesa de Luta) invadiu o território da antiga Usina São Fernando. O proprietário, de 52 anos, que arrenda as terras do verdadeiro dono, acionou as autoridades.
Após a chegada do Choque, houve uma reunião com o advogado do movimento, chegando a um acordo e impedindo a efetividade da ocupação ilegal.
Foram apreendidos com os invasores seis facões, foice, enxada, galões de gasolina, seis coquetéis molotov, 43 rojões e três ‘miguelitos’ para furar pneus.
Apesar disso, ninguém foi preso e o caso foi registrado na Depac de Dourados como esbulho possessório e posse ilegal de arma de fogo.
Afundada em dívidas trabalhistas e com credores, a Usina São Fernando teve a massa falida adquirida em 2022 por um grupo do interior de São Paulo.