Neste pleito serão escolhido os prefeitos e vereadores em 5.569 cidades do Brasil
Após nove horas de votação, as seções eleitorais foram fechadas em todo o país. Quem ainda está na fila não precisa se preocupar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante o direito à votação de quem chegou à fila antes das 17h (horário de Brasília) e está dentro das seções.
O pleito começou às 8h em todo o país. Esta é a primeira eleição municipal em que o horário é unificado em todo país, seguindo o fuso de Brasília.
Isso significa que regiões em outros fusos começaram a votação em horas diferentes da maior parte do país, mas simultaneamente. Essas localidades também vão fechar as seções eleitorais ao mesmo tempo que as cidades que seguem o horário de Brasília, mas em horas locais diferentes
No Acre e nos 11 municípios amazonenses que seguem o Horário Padrão do Acre, a votação termina às 15h (horário local).
No restante do Amazonas, em Roraima, no Pará, em Rondônia, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, a votação se encerra às 16h (horário local).
Segundo o TSE, os eleitores que ainda estiverem na fila no horário limite estão recebendo senhas que garantirão o direito ao voto.
Neste domingo (6), ocorre o primeiro turno das eleições municipais para escolha de prefeitos e vereadores. Já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, somente em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Apuração
Em sua página na internet, o TSE esclarece como se dá o processo de totalização. Quando a votação nas seções é finalizada, os dados são assinados digitalmente e gravados em uma mídia de resultado. O boletim de urna (BU), além de assinado, é criptografado. Em seguida, as mídias de resultado são encaminhadas ao local próprio para transmissão.
No caso das localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, a transmissão é feita via satélite para o respectivo tribunal ou zona.
Depois de receber os dados, os Tribunais Regionais Eleitorais iniciam a totalização dos votos (soma de todos os boletins de urna) e a divulgação dos resultados.
Pelo EnfoqueMS, você poderá acompanhar o resultado da sua cidade em tempo real.
Para acessar basta clicar no banner Apuração Eleições, abaixo, ou na capa do site, que será direcionado aos resultados apresentados pelo TSE:
Em Mato Grosso do Sul, a apuração dos votos dos 79 municípios deve ser concluída em três horas, ou seja, até às 19h, segundo juiz auxiliar da vice-presidência da Justiça do TRE-MS, Olivar Augusto Roberti Coneglian.