23.8 C
Campo Grande
sábado, 28 de dezembro, 2024
spot_img

Árvores “condenadas” colocam em risco a população de Dourados

21/01/2015 06h30

Árvores “condenadas” colocam em risco a população de Dourados

Dourados News

É sempre a mesma história! Basta o registro de chuvas com ventos um pouco mais fortes para que o douradense contabilize os prejuízos, por enquanto materiais, causados pela queda de algumas árvores que enfraquecidas diante da ação do tempo, não resistem à força das rajadas e despencam sobre casas, carros e fios.

No início da tarde de ontem, quando a ventania de 44 km/h – segundo dados do sistema de monitoramento Agroclimático da Embrapa – atingiu algumas regiões da cidade, principalmente no Jardim Cuiabazinho, local apontado pela Defesa Civil como o mais afetado, o susto por parte dos moradores foi grande.

Apesar de a situação parecer normal, já que em Dourados existem mais árvores [aproximadamente 250 mil] do que habitantes [210 mil], o perigo é evidente e acaba deixando a população com o ‘pé atrás’.

Como podemos nos precaver da situação às vezes calamitosa que se esconde em cada uma dessas plantas, que apesar de embelezar e colocar nossa cidade entre as mais arborizadas do Estado e talvez do país, podem despencar sobre nós a qualquer momento?

É necessário que o plano de arborização municipal comece a funcionar e que as árvores sejam mapeadas e monitoradas, a fim de se saber onde e por qual espécie ser trocada.

O que não dá mais é para contar com a sorte e torcer a cada chuva ou vento, que não sejamos atingidos.

Até o momento, como falado no início, o prejuízo vem sendo material, porém, o desenvolvimento de uma cidade se dá com planejamento e por isso seria importante rever a situação deste plano, antes que algo mais sério ocorra.

Fale com a Redação