Apesar da crescente digitalização dos serviços, muitos cidadãos ainda preferem o atendimento presencial para resolver pendências relacionadas à regularização de veículos e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Entre janeiro e novembro deste ano, as 12 agências do Detran em Campo Grande realizaram 376.476 atendimentos, representando um aumento de mais de 90% em comparação ao mesmo período de 2023, que registrou 191.995 atendimentos.
Esse crescimento foi impulsionado por fatores como a ampliação de vagas para exames médicos, a abertura da Agência Sest Senat em dezembro de 2023, e a criação de postos de atendimento nos dois pátios de apreensão de veículos da Capital, inaugurados em fevereiro de 2024.
Pátio Central Lidera Atendimentos
Responsável por 40% dos atendimentos na Capital, a agência do Pátio Central registrou 151.720 atendimentos de janeiro a novembro deste ano. A média diária é de 700 clientes, mas dois recordes foram batidos: em 9 de setembro, com 1.000 atendimentos, e em 9 de dezembro, com 1.011 atendimentos.
A gerente regional Juliana Castro destaca a reorganização do layout da agência como um dos fatores para melhorar a experiência dos clientes. “Agora, todos os clientes esperam sentados, sem filas. Essa mudança eliminou filas crônicas e tornou o atendimento mais eficiente e humanizado”, afirmou.
Guichê 60+: Atendimento Exclusivo para Idosos
Lançado em outubro na Agência do Shopping Campo Grande, o Guichê 60+ oferece atendimento personalizado para pessoas com mais de 60 anos. Em dois meses, foram realizados 1.199 atendimentos, com suporte especializado para regularização de documentos e uso seguro de aplicativos, como o GOV.BR.
Pioneira no Brasil, a iniciativa começou em Dourados e já conta com dois guichês na Capital, destacando-se pela individualidade no atendimento.
Reconhecimento Nacional
A parceria entre o Detran e o Sest Senat, que resultou na primeira agência integrada do Brasil, foi premiada com o 1° lugar no Prêmio Iniciativas de Destaque do Encontro Nacional de Lideranças. Com um ano de funcionamento, a iniciativa já demonstra resultados expressivos e deve ser expandida para outras cidades em 2025.
“O Governo do Estado busca parcerias que gerem resultados. Essa integração facilita o acesso dos trabalhadores do setor de transporte aos nossos serviços, e estamos programando novas ações para ampliar o formato”, afirmou Rudel Trindade, diretor-presidente do Detran.
Ampliação da Sala Médica
A Agência do Shopping Campo Grande, que até novembro contava com uma única sala médica para exames de CNH, duplicou sua capacidade em dezembro, passando a oferecer duas salas de atendimento. Com isso, a oferta de vagas diárias foi ampliada em 100%, respondendo à alta demanda identificada pela Agência Regional de Trânsito.
O Detran reforça seu compromisso em melhorar a qualidade dos atendimentos e manter um fluxo eficiente para atender às necessidades dos usuários em Mato Grosso do Sul.