22/07/2015 13h30
Aulas com simuladores de direção começam em setembro
Uso que era facultativo se tornou obrigatório e autoescolas aguardam equipamentos
JN Correio do Estado
A partir de setembro, todas as autoescolas de Mato Grosso do Sul vão começar a usar simuladores de trânsito para a formação de condutores. Tal medida já estava prevista, uma vez que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) facultava aos estados o uso ou não desses equipamentos. Na segunda-feira (20), no entanto, portaria do conselho tornou obrigatória a utilização, que começa a vigorar em 1º de janeiro de 2016.
As autoescolas do Estado já estavam se preparando para trabalhar no cenário do opcional e haviam decidido que todas as aulas de direção noturnas aconteceriam nos simuladores. Se antecipando ao prazo do Contran, as aulas tecnológicas devem começar ainda em setembro.
O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de MS (SindCFC) fechou um acordo de comodato com uma empresa da Espanha, que fornece o aparelho e o programa, cobrando por uso. São 74 simuladores para atender todas as 220 autoescolas do Estado, e haverá pelo menos uma máquina em cada microrregião: 10 só para atender as 50 escolas de formação da Capital.